quarta-feira, 24 de abril de 2024

Como evitar doenças de outono

 Larissa Roso

(...) 

À medida que o calendário vai passando do verão para o inverno, mudam-se as enfermidades mais frequentes no pronto-atendimentos e nas emergências. Gradualmente, diminuem-se os casos de dengue e gastroenterite típicos do período de calor e começam a ser registrados as ocorrências características do frio, observa a clínica médica Larissa Hermann. As oscilações nos termômetros afetam diretamente quem têm problemas respiratórios. 

‒ Facilita ter exacerbações de doenças como rinite, sinusite, asma e bronquite. O doente pode precisar de ajuste de medicação, idas ao médico e, inclusive, internação hospitalar ‒ afirma Larissa. 

Fumantes estão sob risco ainda maior, alerta Gustavo Chatkin, pneumologista do Hospital São Lucas da Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professor da Escola de Medicina da mesma instituição. 

(...) 

Conforme esfria, há uma circulação mais intensa dos vírus respiratórios, como gripe e da covid. O vírus sincicial respiratório comum entre bebês e crianças, tem acometido cada vez mais os idosos, segundo Chatkin. 

‒ Tem mais aglomeração em locais fechados, e isso acaba se tornando muito fácil para a disseminação viral ‒ constata o pneumologista. 

(...) 

Alergias 

A umidade é um fator de desestabilizador para o alérgico. O aumento do índice de umidade já faz com que o paciente entre crise, observa Chatkin. Isso significa acordar espirrando e começar a coçar o nariz. O paciente asmático pode começar a tossir mais, ter falta de ar e chiado. 

‒ A umidade aumenta propagação de fungos, e isso, para o alérgico, é muito ruim; A higiene da casa é fundamental. Deve-se tirar mofos e mantê-la sempre limpa ‒ fala Chatkin. 

Previna-se 

► Hidrate-se. Beba água mesmo sem sentir sede. 

► Evite o tabagismo ativo e também o passivo. 

► Vacine-se contra a gripe, a covid e a pneumonia. 

► Siga alimentação balanceada. 

► Mantenha ambientes arejados 

► Limpe tapetes, cortinas e sofás. 

► lave as mãos com frequência. 

► Utilize equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários caso trabalhe em locais poluídos. 

► Tenha álcool gel disponível em casa para os visitantes. 

► Evite locais fechados e com aglomerações. 

► Não se aproxime de pessoas com sintomas gripais. 

► Pratique atividade física regularmente. 

► Proteja a boca e o nariz com o braço ao tossir ou espirrar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário