sábado, 6 de abril de 2024

David de Michelangelo

 

Esta pode ser a mais perfeita obra de arte alguma vez criada, mas foi esculpida a partir de um bloco de pedra rejeitado. 

10 razões pelas quais “David” é tão surpreendente: 

01. A figura colossal mede 17 pés de altura, equivalente a um edifício de dois andares. Foi esculpido num enorme bloco de mármore de Carrara. 

02. O bloco de onde foi cortado estava danificado. Dois escultores foram encarregados da comissão antes de Michelangelo assumir, mas nenhum deles conseguiu trabalhar com sucesso a pedra de baixa qualidade fornecida. 

03. A forma de David contabilizou as limitações da pedra. Ele é magro em figura e a cabeça está apontada para o lado ‒ porque o bloco era muito estreito para ele se virar para a frente. Sua postura contraposto explicava um buraco que já existia no mármore entre as pernas. 

04. Michelangelo tinha apenas 26 anos quando começou e 28 quando terminou. Ele já era um dos melhores escultores vivos naquele momento, tendo completado a “Pietà” até à total descrença de Roma quando tinha 24 anos. 

05. Originalmente, era para ficar no topo da linha do telhado da Catedral de Florença. Quando estava completo, era simplesmente demasiado bonito, e grande, para ser içado lá em cima, e em vez disso foi exibido no Palazzo della Signoria. 

06. Estudos modernos descobriram que é anatomicamente perfeito, exceto por um pequeno músculo que falta na parte de trás. Michelangelo, que estudou anatomia escrupulosamente, estava ciente disso ‒ ele mais tarde escreveu que estava limitado por um defeito no mármore. 

07. A veia jugular no pescoço de David é saliente, apropriada para alguém em estado de medo ou excitação (como o jovem pastor teria sido). Michelangelo evidentemente sabia que isto era uma característica do sistema circulatório, mas a ciência médica não documentou esta descoberta por mais 124 anos. 

08. Foi estilisticamente inovador. Interpretações anteriores de David, como por Donatello e Verrocchio, o retrataram vitorioso sobre o já morto Golias. Aqui, ele está no precipício da batalha, seu olhar intenso e sobrancelha franzida representando um momento contemplativo.                                                 

09. David representa a forma e proporção masculina idealizadas, um tema comum da escultura grega clássica. Mas o trabalho de Michelangelo é muito mais naturalista, enraizado num entendimento anatômico que ultrapassou de longe os gregos. David é simultaneamente uma bela representação do ideal, mas surpreendentemente real, uma conquista definidora do Renascimento Italiano. 

10. Hoje, cerca de 1,5 milhão de pessoas visitam David todos os anos. Viveu na Galeria Accademia em Florença há 150 anos, desde que foi transferida para dentro em 1873 para protegê-la dos elementos externos. 

Sem surpresa, David ganhou a admiração do grande artista e historiador renascentista Giorgio Vasari: 

“Quando tudo foi terminado, não se pode negar que este trabalho tirou a palma de todas as outras estátuas, modernas ou antigas, gregas ou latinas; nenhuma outra obra artística é igual a ela em qualquer aspecto, com tanta justa proporção, beleza e excelência, Michelangelo terminou-a.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário