domingo, 7 de abril de 2024

Ziraldo Alves Pinto

 O criador do mascote Sport Club Internacional

Há dez anos, Ziraldo defendeu o Saci como mascote da Paralimpíada do Rio: 'Figura mais emblemática'. 

Cartunista, que morreu neste sábado, 6 de abril de 2024, era fortemente envolvido com o esporte. Para nós, Colorados e Coloradas, ele criou o desenho mais clássico e conhecido de nosso mascote. 

Criador do “Pererê”, sua versão do Saci Pererê, o artista defendia que a figura folclórica fosse mascote da Paralimpíada. 

‒ Aliás, é o único duende negro da floresta presente no folclore mundial. Seria lindo explicar ao mundo seu significado! ‒ afirmou Ziraldo, que explicava não defender especificamente sua versão do personagem. 

Escritor, cartunista, humorista, chargista, dramaturgo, poeta, jornalista, brasileiro, ativista das causas populares. 

‒ O saci seria o mascote natural para as Paralimpíadas. Não era para ser o meu, podia ser o do Belmonte (1896-1947), que ilustrou os livros de Monteiro Lobato. Também não podemos esquecer que os Jogos são no Rio. O que esses mascotes escolhidos têm a ver com a cidade? ‒ lamentou. 

Identidade! 

O mundo dos mascotes não era novidade para Ziraldo, que em 1987 desenhou os mascotes dos times brasileiros que disputaram a Copa União. 

Perdemos, hoje, Ziraldo, mas sempre estará presente entre nós o seu legado. 

Viva o Menino Maluquinho do Brasil... 

Durante a Copa União de 1987, o Clube dos 13 contratou o cartunista Ziraldo para desenhar os mascotes dos clubes participantes. Em matéria da Revista Placar, Ziraldo conta que ficou em dúvida com o mascote do Botafogo, faz uma votação para decidir o do Palmeiras e mostra protótipos das ilustrações. Em 2009, o Vitória contratou o desenhista para desenhar o Leão, por conta dos 110 anos do clube. O Corinthians, também remodelou seu mascote, Ziraldo fez 3 versões, adulta, infantil e feminina. Interessante ver como a instituição mascote era muito mais importante/significativa no cenário do futebol nacional e que vem perdendo cada vez mais o seu espaço.

Ziraldo Alves Pinto (24.10.1932 ‒ 06.04.2024) foi um cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. 

E o seu recado final:



Nenhum comentário:

Postar um comentário