segunda-feira, 15 de abril de 2024

História dos Passarinhos

Canção de Gildo de Freitas

Eu destinei um passeio,
Domingo muito cedinho,
Peguei o meu violão
E fui pro mato sozinho. 

Descobri uma figueira
Com os galhos cheios de ninho
E passei a manhã inteira
Embaixo desta figueira,
Apreciando os passarinhos. 

Como eu tava achando lindo
O viver dos passarinhos!
Se via perfeitamente
Vir com a fruta no biquinho. 

Se via quando eles davam
No bico do filhotinho
E eu ali estava entretido,
Com o viver tão divertido,
Da vida desses bichinhos. 

Depois veio um negro velho,
E também trazia um negrinho,
E este tinha uma gaiola
E dentro dela um bichinho. 

Perguntei que bicho é esse,
Diz ele este é um canarinho,
Com este bicho que está aqui,
Nas florestas por aí,
Eu caço qualquer passarinho. 

Cantava que redobrava
Aquele pobre bichinho,
Parece até que dizia:
É triste eu viver sozinho... 

Só porque eu fui procurar
Comida para os filhotinhos...
Fui tirar desse alçapão...
Hoje estou nesta prisão
E nunca mais fui no meu ninho. 

Aí eu fui recordando
O que já me aconteceu
Há muitos anos atrás
Que a polícia me prendeu. 

O juiz me condenou
E depois de mim se esqueceu
E eu, pelo o rádio escutava,
Quando os colegas cantava
E aquilo me comoveu. 

Então eu fui perguntando
Quanto quer pelo bichinho.
Respondeu: ele eu não vendo
Eu cacei para o meu filhinho. 

Porém saiu uma voz
Da boca do gurizinho:
A gaiola custou dez
Quem me der 20 mirréis
Pode levar o passarinho. 

Comprei com gaiola e tudo
Para evitar discussão
E fui abrindo a portinha
E abrindo o meu coração. 

E o bichinho foi saindo,
E eu peguei meu violão
E num versinho, eu fui dizendo
O que tu estavas sofrendo,
Eu já sofri na prisão. 

Quem vai caçar de gaiola
Pra ver os bichos na grade,
Deveria ser punidos
Pelas mesmas autoridade. 

Porque o coração dos bichos
Também consagrou amizade,
Lei, tu faça o que puder,
Mas os bichos também quer
Ter a mesma liberdade! 

 

PS: Música gaúcha que emocionou Matteus, o Alegrete, finalista do BBB-24 da TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário