segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Gênesis

Texto de Fraga*

Sica

E vendo que estava a Terra sujeita à sujeira, Ele criou Clorox, que gerou Rodox, que gerou Lux e Ajax, que gerou Polwax e Helix, que gerou Klinnex e Gumex, que gerou Tampax e Jontex, que não geraram ninguém. E essas gerações começaram a povoar lugares e a diminuir imundícies sobre a face da Terra.

E se espalharam por vales de moléstias e planícies manchadas até surgir o clã Dupont, que gerou Detefon, que gerou Tugon e Baygon, e este gerou Avon e Revlon, que gerou Koleston e Wellaton, que geraram Teflon, que nasceu estéril. E por onde passaram os filhos e os filhos de seus filhos, a superfície não era tão repugnante, e o fedor cheirava a novo.

E para prover o asseio iniciado veio Vasenol, que gerou Varsol, Rodasol e Castrol, que gerou Odol e Limpol, que gerou Ariel, que gerou L´oreal, que gerou clones. Da montanha ao campo, Ele viu que tudo tinha outra cor e olor.

E na pressa em ver a assepsia do Seu reino, Ele aceitou Gasolina, que gerou Querosene e Naftalina, que gerou Havoline e Valvoline, que geraram Creolina e Clorofina, que gerou Listerine e Dentyne, que geraram bate-bocas.

Eis que a rapidez clareava quase tudo, mas nem tudo era agradável como antes.

E outras gerações frutificaram e se multiplicaram, e assim chegou Flit, que gerou Loctite, que gerou os gêmeos Brasso e Silvo, que se uniram a Lever, que gerou Veja, Vim e Minerva, que geraram fortunas. E viu Ele que os lodos e as nódoas milenares ainda contaminavam as áreas habitadas, embora agora alvejadas.

E para acabar com as porcarias e o mau cheiro, Ele recebeu Neocid, que gerou a Tide e Odd, que gerou Raid e Glade, que tentaram purificar o ar empesteado. E dessa vez Ele nem desceu para aspirar a faxina.

E a faina ganhou o poder de Rinso, que deixou Modess porque era infértil, e com Qboa gerou Palmolive e Lifebuoy, que gerou Lisoform, que gerou Gillette, que se juntou a Omo e adotaram Ace e Axe, e Nívea que foi morar com Rexona e adotaram Dove e Autan. E como as bactérias também resplandeciam de felicidade, Ele espumou como os rios.

E por fim foi igual na vez de Colgate, que gerou Crest, que gerou Closeup, que gerou Harpic, que gerou Comfort, que gerou Fofo, que só gerou rinite. Até hoje Ele funga.

E ao ver que higiene se tornou praga entre as pragas, Ele cogita: talvez a saída seja deter gente.

*****

*Publicado originalmente no jornal Extra Classe (nº 180/dezembro de 2013) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário