sábado, 8 de maio de 2021

O Islamismo de “A” a “X”

 

Abraão – Profeta bíblico reverenciado pelas três grandes religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo.

Alá – Deus.

Caaba – Construção em forma de cubo atribuída a Abraão e a seu filho Ismael. É o principal objeto de peregrinação à cidade audita de Meca, em cuja direção os devotos muçulmanos se voltam em suas preces diárias (ver salat).

Califa – Título original dos sucessores de Maomé e sucessivamente reivindicado por todos os que se intitulam autoridades máximas do mundo islâmico, Caiu em desuso depois do declínio do Império Otomano, no fim da I Guerra Mundial.

Cinco Pilares – São as práticas religiosas comuns a todos os muçulmanos:

1)    Shahada – “Testemunho” da fé feito nos seguintes termos: “Alá é único e Maomé é seu profeta”;

2)    Salat – Cada uma das cinco orações diárias;

3)    Zakat – Doação para vos pobres exigida de cada muçulmano no valor de 2,5% do que ele acrescentou a sua riqueza ao término do não;

4)    Sawm – Jejum no mês sagrado (ver Ramadã);

5)    Hajj - Peregrinação a Meca. Deve ser feita pelo menos uma vez na vida por todo muçulmano com condições físicas e financeiras.

Corão – Livro sagrado dos muçulmanos escrito em árabe, revelado a Maomé pelo anjo Gabriel durante 22 anos, até a morte do profeta, no ano de 632 da era cristã.

Dhimmi – Nos primeiros séculos do islamismo na Arábia, era o contrato oferecido a cristão ou judeus de regiões subjugadas, os quais, se preferissem não se converter à religião de Maomé, pagariam uma taxa (ver jizya).

Eid Al-Fitr – Festa de Desjejum, o maior feriado muçulmano, celebrado no fim do Ramadã.

Fard – Trechos das orações islâmicas que, se negados, fazem do fiel um ateu (ver kafir e madhhab).

Fatwa – Parecer jurídico emitido por um líder religioso reconhecido como letrado nas leis islâmicas (ver sharia).

Fiqh – É a aceitação entre alguns muçulmanos de que a lei islâmica deve ser historicamente interpretada e adaptada.

Hadith – Conjunto de narrações tradicionais de palavras e atos de Maomé.

Halal – Tudo o que é expressamente autorizado pela religião. Identifica também os alimentos preparados de acordo com a lei islâmica.

Hijab – Lenço de cabeça ou véu.

Hudud – Denomina as punições tidas como “exigência de Alá” para castigar pessoas condenadas por furto, sexo fora do casamento, consumo de bebidas alcoólicas ou heresia.

Imã – Entre a maioria sunita, é o líder espiritual a quem os fieis recorrem quando têm dúvidas sobre questões religiosas. Entre os xiitas, ele é considerado infalível e eleito de Alá, com poder político e religioso incontestável.

Islã – Significa “submissão”.

Jahiliyya – Nos primórdios do islamismo, o termo era usado para definir o estado de “ignorância das leis divinas” em que os povos árabes viviam antes da sua conversão aos ensinamentos de Maomé. Hoje, refere-se à situação de todos os que não seguem o islamismo e desconhecem o Corão. 

Jihad – Do árabe “esforço” ou “luta pela causa de Alá”. Do ponto de vista do indivíduo, refere-se aos esforços dos muçulmanos em viver de acordo com os ensinamentos religiosos. Do ponto de vista da comunidade, define a luta em defesa dos territórios ocupados pelos muçulmanos. Alguns grupos terroristas se apossaram dessa ideia para justificar os ataques a pessoas inocentes.

Jizya – A taxação cobrada aos não convertidos em troca de proteção e direito à liberdade religiosa.

Kafir – Infiel, ateu, não muçulmano.

Madhhab – Cada uma das quatro grandes linhas de interpretação da jurisprudência islâmica. Uma delas, a Hanafi, hierarquiza trechos das orações e práticas cuja negação pode fazer de alguém apenas um pecador ou um ateu, um não muçulmano (ver fard e wajib).

Minarete – Torre de uma mesquita da qual o chamado para a oração é emitido.

Mesquita – Templo muçulmano.

Muezim – A pessoa que chama os fiéis para a oração.

Murfti – Autoridade com poder de emitir uma fatwa (ver fatwa).

Mujtahid – Pesquisador da lei islâmica.

Ramadã – Mês sagrado dedicado ao jejum.

Sharia – Lei islâmica.

Sufi – Praticante do sufismo, corrente mística do islamismo.

Sultão – Detentor do poder temporal em determinada região, mas que se submete a autoridade religiosa.

Suna – O “caminho trilhado” por Maomé conforme as narrações do Hadith. É a segunda fonte da fé islâmica depois do Corão.

Taqlid – A imitação sem contestação e sem necessidade de consultar o Corão de algum líder cuja autoridade só pode ser questionada caso ele ponha em dúvida e existência de Alá

Tawhid – Monoteísmo absoluto.

Ulama – O religioso de alta erudição versado na sharia e fiqh ou especializado na interpretação de questões especificas da fé ou da vida cotidiana.

Umma – O conjunto de todos os muçulmanos do planeta.

Wajib – Trechos das orações islâmicas aos quais é pecado negar (ver fard).

Xeque – Um líder tribal ou sábio da comunidade que tenha completado os estudos de nível superior em alguma universidade islâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário