segunda-feira, 31 de maio de 2021

Textos de Seleções antigas

 Psicologia elementar

Precisando de uma nova secretária, o presidente de uma companhia achou que as candidatas ao lugar deviam ser julgadas por um psicólogo. Três jovens foram entrevistadas juntas. 

− Dois e dois, quanto são? Perguntou o psicólogo à primeira. 

− Quatro, respondeu ela prontamente. 

A mesma pergunta foi feita às duas outras. A segunda respondeu: 

− Pode ser vinte e dois. 

E a terceira: 

− Pode ser vinte e dois e pode ser quatro. 

As candidatas se retiraram, e o examinador disse ao presidente, triunfantemente: 

− Eis aí o valor da psicologia! A primeira candidata deu a resposta óbvia; a segunda desconfiou de alguma coisa; e a terceira se contentava com qualquer solução. Qual das três o senhor prefere? 

O presidente não pestanejou: 

− A loura, de olhos azuis, disse ele.

Ordens são ordens 

 

Quando repórter, Mark Twain recebeu do seu chefe ordens de não declarar nada cuja veracidade ele não pudesse verificar pessoalmente. Um dia mandaram-no escrever uma notícia sobre um importante acontecimento social, e foram as seguintes as suas palavras: 

“Ao que se informa, uma mulher, que diz chamar-se senhora James Jones, e que é considerada pessoa de destaque social, promoveu ontem uma festa, que se diz ter sido uma recepção a certo número de mulheres, tidas como damas de sociedade. A anfitriã diz ser esposa de um conhecido advogado.” 

(Da “Seleções do Reader’s Digest”, janeiro de 1948)

 Maravilhas da burocracia

Não há muito tempo, alguém sugeriu no Departamento de órgão federal que fossem destruídos certos volumosos documentos arquivados, já velhos e sem importância, para dar lugar a outros mais recentes. O ofício, contendo a proposta, foi transmitido de uma repartição para outra, segundo a rotina de sempre, até constituir por si só uma respeitável papelada. Finalmente, depois de ter sido a sugestão aprovada por mais de uma dúzia de funcionários, foi dada a ordem para a destruição dos velhos papéis arquivados. Todavia, o funcionário a quem coube dar a informação final sobre o caso acrescentou o seguinte despacho: “Desde que sejam feitas cópias de todos os documentos destruídos.” 

(Da “Seleções do Reader’s Digest”, março de 1943)

Disco rachado

À hora do chá, estava sendo discutida a teoria da influência que os acidentes pré-natais exercem sobre as pessoas. Uma jovem na vizinhança, depois de ouvir, durante vários minutos, a conversação, decidiu emitir a sua opinião: 

− Não me acho de acordo, disse ela. Não acredito absolutamente em tais influências. Vejam o meu caso, por exemplo. Pouco antes de eu nascer, minha mãe teve um acidente, derrubando uma poção de discos de fonógrafos, partindo-os todos. Mas isso não me afetou, me afetou, me afetou, me afetou... 

(Da “Seleções do Reader’s Digest”, março de 1943)

Sabida

A mãe de uma mocinha pregou-lhe um grande sermão sobre as travessuras das garotas que andam sempre com os moços de sua idade e, ao terminar, perguntou-lhe: 

− Diga-me agora, minha filhinha, aonde vão as meninas que procedem mal? 

A moça sorriu e respondeu: 

− Vão a tudo quanto é lugar, mamãe. 

(Da “Seleções do Reader’s Digest”, janeiro de 1946)

Há três coisas essenciais à felicidade: 

Ter o que fazer,

Ter algo para amar

E ter esperança em alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário