terça-feira, 21 de junho de 2022

Campeonato em Três Tempos:

 o programa de humor que era sucesso

 da Rádio Gaúcha 

Por Ricardo Chaves

Fábio Silveira (Internacional) e Carlos Nobre (Grêmio) 

A edição de número 797 da Revista do Globo, correspondente à quinzena de 24 de junho a 7 de julho de 1961, publicou, na página 46, uma breve reportagem sobre um programa que, então, era sucesso absoluto do humorismo radiofônico. O texto dizia: 

A Rádio Gaúcha tem em suas apresentações um programa que há anos vem sendo não só o de maior audiência, como o mais popular em todo o sul do Brasil. Os personagens do programa são discutidos pelos ouvintes, os ditos e motes lançados tornam-se palavreados do dia-a-dia dos fãs, que são quase que a população inteira do nosso Estado. 

Campeonato em Três Tempos é que consegue esse milagre em nosso rádio. Produzido por Carlos Nobre, considerado pela crítica e pelo público como o “melhor humorista do broadcasting sulino”, é interpretado pelo também “melhor time de comediantes” da radiofonia gaúcha. 

Carlos Nobre nessa sua produção explora aquela paixão inata em todo o brasileiro: o futebol. Glosa as situações criadas pelos participantes da Divisão de Honra, da Federação Rio-Grandense de Futebol, em suas atuações durante o campeonato. Cada time tem o seu representante, com as suas características especiais, inerentes a cada clube: O Aimoré (Renato Pereira) é um indígena; o Floriano (Ivan Castro), um alemão aportuguesado; o Guarani de Bagé (Dimas Costa) representa um gauchão característico da fronteira; o Pelotas (Ismael Fabião), um grã-fino “gente de bem”, e assim por diante. Os outros representantes são: Grêmio (Carlos Nobre); Internacional (Fábio Silveira); Cruzeiro (Fortunato Ferreira); São José (Eleu Salvador); Flamengo de Caxias (Walter Ferreira); Juventude, também da terra do vinho (César Celente); Rio-Grandense, de Rio Grande (Domingos Terra), e Farroupilha, de Pelotas (Pepê Hornes). A disputadíssima “Miss Copa” é Leonor de Souza; o animador José D’Elia; o “chefe de transmissões da PRK-Valo” é Fortunato Ferreira; o “entrevistador” é Walter Ferreira, que também dirige o programa. 

Campeonato em Três Tempos tinha suas audições todas as terças-feiras, às 21h35min, num oferecimento dos Produtos Ipiranga S/A. 

(Do Almanaque Gaúcho, junho de 2022)

Em pé (da esquerda para a direita): Pepê Hornes (Farroupilha), Fábio Silveira (Internacional), Leonor de Souza (Miss Copa), Carlos Nobre (Grêmio), José D’Elia (animador), Ismael Fabião (Pelotas). Agachados: Eleu Salvador (São José) e Fortunato Ferreira (Cruzeiro)

Em pé (da esquerda para a direita): César Celente (Juventude), Ivan Castro (Floriano), Leonor de Souza (Miss Copa), Walter Ferreira (Flamengo de Caxias so Sul-RS), Domingos Terra (Rio-Grandense). Agachados: Sanches Netto (Aimoré), substituindo Renato Pereira, e Dimas Costa (Guarani) 

(Fotos da Revista do Globo / Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário