domingo, 5 de junho de 2022

Regras que eram utilizadas na pelada de futebol de antigamente

 

01. Os dois melhores jogadores não podiam estar no mesmo time. Logo, eles tiravam par ou ímpar e escolhiam os times. 

02. Ser escolhido por último era uma grande humilhação. 

03. Um time jogava sem camisa e o outro, com camisa. 

04. O pior de cada time era o goleiro − a não ser que tivesse alguém que gostasse de agarrar no gol. 

05. Se ninguém aceitasse ser goleiro, adotava-se um rodízio: cada um agarrava até sofrer um gol. 

06. Quando tinha um pênalti: saía o goleiro ruim e entrava um bom só para tentar pegar a cobrança e só batia o dono da bola 

07. Os piores, os mais durões de cada lado, ficavam na zaga. 

08. O dono da bola jogava sempre no mesmo time do melhor jogador. 

09. Não tinha juiz. 

10. As faltas eram marcadas no grito. Se você fosse atingido, gritava como se tivesse quebrado uma perna até conseguir a falta. 

11. Se você estava no lance e a bola saía pela lateral, gritava “é nossa” e pegava a bola o mais rápido possível para fazer a cobrança − essa regra também se aplicava ao escanteio. 

12. Lesões, como arrancar a tampa do dedão do pé, ralar o joelho, sangrar o nariz e outras, eram normais. Para isso, existia o Mertiolato (que ardia igual inferno). 

13. Quem chutava a bola para longe, tinha que ir buscá-la. 

14. Lances polêmicos eram resolvidos no grito ou, se fosse o caso, na pancada. 

15. A partida acabava quando todos estavam cansados, quando anoitecia, ou quando a mãe do dono da bola o mandava ir para casa; ou até quando aquela vizinha prendia/cortava a bola que caía no pátio da casa dela.

16. Mesmo que estivesse 10 x 0, a partida acabava com o famoso “quem faz o primeiro gol, (ao anoitecer) ganha a partida”. 

17. Rua de baixo contra rua de cima, valendo uma garrafa de refrigerante litro.

18. Mesmo que chovesse forte e caísse o maior temporal, certamente, haveria futebol. 

19. O famoso grito “paroooou!” quando vinha passando perto da pelada um carro, uma mulher grávida ou com criança. 

20. Não existia essa de Adidas, Nike... ou jogava-se com Kichute ou se jogava descalço. E o goleiro não usava luvas, usava um chinelo em cada mão. 

Lembrou-se da sua infância? Só sabe o quanto foi bom quem viveu essa experiência e quem viveu isso! 

(Do Almanaque Gaúcho de Zero Hora)

Todo peladeiro conhece as regras que ditam o futebol na rua. E elas estão listadas abaixo. 

01. Pediu falta, parô! 

É simples, o jogador pediu falta, o jogo tem que parar. Mas e se ele simular? Não interessa, o time que se sentir prejudicado pode usar a mesma arma (mas todos sabemos que o peladeiro não admite o cai-cai). 

02. Futebol de rua não tem lateral. 

Como não há linhas demarcadas nas ruas, o mais fácil é não determinar a linha lateral. Assim, se ela bater no muro ou portão, segue o jogo… 

03. Pênalti e gol, é gol. Óbvio! 

No futebol tradicional os árbitros devem marcar a penalidade mesmo que o time marque o gol na sequência da jogada. Nas ruas, não. Quem vai escolher cobrar uma penalidade e correr o risco de não marcar? 

04. Gol tem altura infinita. 

Quando a pelada é disputada com os gols formados por chinelos ou pedras/tijolos, é impossível determinar qual é a altura do gol. Por isso, não há limite. A meta vai até o infinito. 

05. Depois do gol, a saída é a Bangu!

Essa é uma das mais tradicionais regras. A bola saiu pela linha de fundo, ela não precisa ser recolocada em ‘campo’ pelo goleiro. Nada mais legal do que sair jogando com os pés e marcar um gol no contra-ataque. 

06. No golzinho, goleiro não usa as mãos. 

Essa regra também é clássica. O goleiro (geralmente um jogador de linha, temporariamente na posição) pode defender com os pés ou qualquer parte do corpo, exceto as mãos. 

07. Vira em cinco, acaba em 10. 

Quando não há próximo, o jogo pode ser mais longo. Por isso, a regra padrão é limitar a partida a dez gols e dar a opção dos dois times jogarem em cada parte do campo. Por isso, 5 vira, 10 acaba. 

08. Prensada é da defesa. 

Como a pelada na rua não tem juiz, fica difícil determinar de quem é a bola em jogadas mais disputadas. Por isso, melhor definir que bola prensada, é da defesa. 

09. Time sem camisa sai com a bola. 

Até porque o time que tem que jogar sem camisa está em clara desvantagem. Certo? 

10. Saiu, acabô! 

A pelada também tem aquele chorinho do caldo de cana. Quando o time próximo a jogar vê que o tempo da partida acabou, a regra é deixar a jogada rolar até a bola sair. 

11. No pênalti, não vale dedão, isto é, bater de bico! 

Uma das regras mais importantes da pelada. Como a marca do pênalti é bem próxima ao gol, seria injusto liberar o chute de dedão. 

12. Chutou pra longe, tem que buscar a bola! 

Essa é uma das regras mais ingratas do futebol de rua. Ninguém a aprova, porque todos sofrem na pele. Nada mais chato do que ter que ir buscar a bola quase no outro quarteirão, porque aquele chute à Roberto Carlos não saiu como o esperado. 

(Do Blog Vermelho A esquerda bem informada)


Nenhum comentário:

Postar um comentário