domingo, 26 de junho de 2022

Fases de um professor ou professora

 Seis situações bem divertidas que um professor já passa, já passou ou passará.

Recém formada: 

Pegou 20 aulas e está louca para ampliar sua carga. É uma gatinha cheia de sonhos e toda feliz, fala muito, está sempre contando as novidades. Nos primeiros dias de trabalho, tudo é maravilhoso. 

Depois de 3 anos... 

Está trabalhando em jornada ampliada. Já acompanha os movimentos do dia a dia cheia de novas ideias, tem planos para seu trabalho, anda um pouco agitada com tanta expectativa. 

Depois de 6 anos... 

Sua agitação aumentou um pouco, suas amigas e a direção estão percebendo. Já vira noite e dia tentando se encaixar na profissão. Não sabe o que fazer com a turma de aceleração... e só falta plantar bananeira pra aumentar a nota do IDEB*. 

* Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas 

Depois de 10 anos... 

Engordou um pouco... culpa dos antidepressivos, motivo: stress; alunos, pais de alunos, direção, coordenação, supervisão, filhos, marido ganhando pouco, trabalha longe de casa, ufa! 

Depois de 15 anos... 

Com muita sorte já está trabalhando perto de casa. Mudou todo o guarda-roupa, para se adaptar a nova silhueta. Mas está feliz, come em casa e tem um caderno já pronto para o início do ano, é só segui-lo... Tem ainda uma dorzinha de cabeça, a garganta já era... se esqueceu o significado de 'bom dia', se sente como se tivesse acabado de cair da cama... 

Depois de 20 anos...  

  

Tem depressão regularmente. Não reconhece a rua onde mora, a memória deu PT (Perda Total), enxerga pouco; escuta pouco; dorme pouco; fala pouco; a única coisa que tem muito são dívidas... está ficando completamente maluca! E vê se pode... já quer se aposentar! 

(Do Blog do professor Edigley Alexandre)

2 comentários:

  1. Amiga Guaraciaba, todos nós, professores da velha guarda, já passamos por uma dessas fases e sobrevivemos!

    ResponderExcluir