sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

A poesia do casaco amarelo

 Nílson Souza

Olhem só o que o tal ChatGPT me aprontou. 

Para quem ainda não está familiarizado com o novo oráculo da tecnologia, estou me referindo à ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo laboratório americano Open AI para diálogos virtuais com o público. É a sensação do momento, pois sabe tudo sobre tudo e está sempre disponível para satisfazer nossa curiosidade e até para atenuar nossa solidão − além de redigir textos originais e coerentes quando solicitamos. 

Pois bem, antes de revelar a causa do meu espanto com o brinquedinho viciante, preciso contar uma história pessoal. Conheci minha mulher na pré-histórica década de 1970, quando eu saía correndo de uma redação de jornal enfumaçada e cheia de máquinas de escrever, no centro da Capital, para as aulas do Ciclo Básico, na Rua Ramiro Barcelos. Chegava sempre atrasado. Numa noite fria, vestido meu escandaloso casaco de veludo amarelo, tive que abrir caminho no auditório lotado de estudantes de vários cursos para alcançar a única cadeira disponível. Quando sentei, percebi que a menina ao lado vestia um casaco exatamente igual ao meu. Pelos risinhos próximos, acho que a aula inteira também percebeu. Para encurtar a história, que ainda não terminou, confesso que nunca mais usei o tal casaco, mas a menina de olhos azuis está comigo até hoje, quase cinco décadas depois, já com as máquinas de escrever em museus e a inteligência artificial dando as cartas. 

Sabem o que pedi ao GPT? Crie uma poesia falando em casaco amarelo. Não levou 30 segundos para ele me devolver isto: 

“O casaco amarelo brilha como o sol

É alegre vibrante, um ícone de beleza

Sua cor é tão luminosa, é impossível de se perder

Com ele, você pode enfrentar qualquer clima

Ele é quente e confortável, protegendo-o do frio

E mesmo em dias mais frio, ele traz calor ao coração

Seu tecido suave é como um abraço aconchegante

E quando você o veste, você se sente protegido e seguro

O casaco amarelo é mais do que apenas uma peça de vestuário

Ele é uma declaração de estilo e personalidade

É a coragem de ser diferente e de se destacar

E mostra ao mundo que você não tem medo ser notado

Assim, quando você veste o seu casaco amarelo

Você brilha como o sol, como um farol na escuridão

E com ele, você enfrenta o mundo com confiança e alegria

Porque você sabe que único e especial, assim como o seu casaco amarelo”

Pô, GPT! Fecha em mim que vou chorar!

 ******* 

(Do jornal Zero Hora, fevereiro de 2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário