segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Não posso fazer essa despesa

 Evan Hill

O filho de um pequeno sitiante que conheci, muitas vezes se acabrunhava por não poder manter o padrão de vida de alguns de seus colegas de famílias abastadas. Certa noite, ele ouviu, em silêncio, o pai de seu amigo predileto, diretor de uma companhia, aconselhando seu pai a que o mandasse passar as ferias de Natal esquiando na Suíça. 

− O menino passará umas férias inesquecíveis − observou o diretor. 

− Acredito − respondeu o pai do rapazinho − mas nós não podemos fazer essa despesa. 

Seguiu-se um longo silêncio entre os dois homens e o jovem que ouvira o diálogo. Até que o diretor estendeu subitamente a mão ao seu interlocutor, dizendo: 

− Nem eu, meu caro amigo. 

Mais tarde, o filho do sitiante me contou que quase chorou de puro orgulho do pai. 

− Naquele momento foi para mim como se ele tivesse três metros de altura − comentou − nunca mais em toda minha vida me constrangi por não dispor de dinheiro. 

Daquela conversa, entendi que a lição que lhe dera o pai o tornara capaz de encarar a si mesmo e aos colegas com honestidade, sem recorrer a falsas aparências... 

******* 

(Trecho extraído de um artigo publicado na revista Seleções do Reader's Digest − maio de 1965)

Nenhum comentário:

Postar um comentário