segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Pequenas lições de vida



Entusiasmo

A palavra entusiasmo vem do grego e significa “ter um deus dentro de si”.

Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela “preenchida” por um dos deuses e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Deméter (deusa da Agricultura, chamada Ceres na mitologia romana) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante.

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la. Portanto, era preciso entusiasmar-se, ou seja, “abrigar um Deus em si.” Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza. E acreditam igualmente nos outros entusiasmados.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. O entusiasmo é bem diferente do otimismo. Otimismo significa esperar que uma coisa dê certo. Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo.

Discernir

Escolha as batalhas que são grandes o suficiente para valer a pena, mas pequenas o suficiente para vencer. Não fique lutando cada batalha. Deixe as coisas passarem, discrimine, julgue se vale a pena discutir com aquela pessoa.

Você não tem que combater cada tubarão com o qual você cruza. A maioria deles não deseja brigar com você. Mas quando chega a hora que você tem que firmar a sua posição, então firme, seja decidido. Para fazer isso é muito importante que você entenda quais são os seus valores.

Brian Bacon

Amor e Amizade

Perguntei a um sábio a diferença que havia entre amor e amizade, ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível; a Amizade, mais segura. 
O Amor nos dá asas; a Amizade, o chão. 
No Amor há mais carinho; na Amizade, compreensão. 
O Amor é plantado e com carinho cultivado, a Amizade vem faceira, e com troca de alegria e tristeza, torna-se uma grande e querida companheira. 
Mas quando o Amor é sincero ele vem com um grande amigo, e quando a Amizade é concreta, ela é cheia de amor e carinho. 
Quando se tem um amigo ou uma grande paixão, ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração.

A Inveja

Certa vez, um homem, extremamente invejoso de seu vizinho, recebeu a visita de uma fada, que lhe ofereceu a chance de realizar um desejo. “Você pode pedir o que quiser, desde que seu vizinho receba o mesmo e em dobro”, sentenciou. O invejoso respondeu, então, que queria que ela lhe arrancasse um olho. Moral da história: o prazer de ver o outro se prejudicar prevaleceu sobre qualquer vontade. É por meio dessa fábula que a psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960) definiu na obra “Inveja e Gratidão”, um dos principais estudos já feitos sobre o tema, o comportamento de quem vive intensamente esse sentimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário