domingo, 18 de novembro de 2018

O Circulo de Hitler



→ Adolf Hitler era poderoso, envolvente e dominava a Alemanha com mão de ferro. Tinha na mão um grupo de fanáticos que o seguia e dizia ʽsimʼ a qualquer coisa. Todos estão ligados ao holocausto. Eles constituíram o ʽcírculo do malʼ do Führer.

Joseph Goebbels


→ Ministro da Propaganda: Controlava as informações que chegavam à população. Em reuniões matinais com jornalista de Berlim determinava quais notícias deveriam ser publicadas ou ignoradas. Também supervisionava artes, música, teatro, literatura, rádio e cinema. Suicidou-se em 1945, em Berlim, junto coma esposa, depois de envenenar os seis filhos.

Wilhelm Keitel


→ Marechal das Forças Armadas. Depois de Hitler, era o homem mais poderoso da máquina militar nazista, ajudando a dirigir a maioria das campanhas militares alemãs durante a guerra. Alguns historiadores o consideram o principal estrategista militar da Alemanha nazista. Capturado pelos aliados em 1945, Keitel foi condenado ao enforcamento, morrendo em 1946.

Rudolph Hess


→ Ministro sem pasta. Grande amigo de Hitler, com quem esteve preso na década de 1920, Hess era uma espécie de confidente e secretário particular do ditador. Praticamente nenhuma lei nazista foi promulgada sem a assinatura desse ex-militar. Capturado pelos britânicos em 1941, Hess foi condenado à prisão perpétua e morreu em 1987.

Hermann Goering


→ Chefe Militar da Força Aérea. Herói na 1ª Guerra Mundial, foi líder da Força Aérea de Hitler. Goering tinha poderes para dirigir a economia e os esforços de guerra. Foi designado em 1939 para suceder o Führer caso o líder viesse a morrer. Depois de render-se aos americanos no fim da 2ª Guerra, em 1945, Goering foi condenado à morte, mas suicidou-se por envenenamento enquanto aguardava sua execução.

Reinhard Heydrich


→ Chefe do Escritório central de Segurança. Auxiliar direto de Himmler na chefia dos serviços de segurança, Heydrich deixou triste marca quando foi nomeado governador de territórios da atual República Tcheca, em 1941. No cargo, promoveu execuções em massa de judeus para eliminar a resistência aos nazistas. Morreu em 1942 em decorrência de ferimentos em um atentado a granada contra seu carro.

Albert Speer


→ Ministro dos Armamentos e da Produção de Guerra: À frente de seu ministério, Speer usou trabalhos forçados e mão de obra escrava dos campos de concentração, permitindo à Alemanha nazista ampliar sua produção de armas durante boa parte da guerra. Capturado ao fim da guerra e julgado pelos aliados, Speer admitiu a culpa e cumpriu 20 anos de prisão. Foi libertado em 1966 e morreu em 1981.

Heinrich Himmler


→ Diretor do Serviço Policial e Militar. Chefe supremo da polícia secreta (a Gestapo) e das  forças militares do partido nazista (as SS), Himmler era também responsável pelos campos de concentração. Ele foi um dos principais formuladores da política de extermínio de milhões de judeus e outras minorias. Capturado pelos aliados, Himmler suicidou-se com veneno em 23 de maio de 1945.

Joachim Von Ribbentrop


→ Ministro das Relações Exteriores. Em seu cargo, esse velho amigo de Hitler exerceu uma política de pressão constante contra os países vizinhos da Alemanha para obrigá-los a adotar medidas repressivas contra os judeus e aceitar a implantação de políticas de apoio aos nazistas. Capturado pelos britânicos em 1945, Ribbentrop foi julgado e condenado à morte. Morreu na forca em 1946.

(Texto de Eugênio Bortolon, para uma matéria no Correio do Povo, 
novembro de 2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário