quinta-feira, 7 de julho de 2022

A divisão dos camelos

 De  Malba Tahan, do “O Homem que Calculava”. 

Texto adaptado para teatro escolar

Amigo − Estamos viajando há muito tempo, Beremiz. Vamos descansar um pouco naquele rancho? 

Beremiz − Já é hora. A caminhada nos fatigou. Mas veja lá aqueles três homens: parecem discutir... 

(Aproximam-se e presenciam a discussão) 

1º herdeiro − Não pode ser! 

2º herdeiro − Isto é um roubo! 

3º herdeiro − Não aceito! 

Beremiz − Meus amigos, se posso ser útil, qual é a causa de tão exaltada discussão? 

1º herdeiro − Somos irmãos e recebemos, como herança, 35 camelos. Segunda a vontade de meu pai, devo receber a metade; meu irmão Hamed, uma terça parte e Harim, o mais moço, a nona parte. Não sabemos, porém, como fazer, pois a divisão não é exata. 

Beremiz − É muito simples. Encarrego-me de fazer com justiça essa divisão, se me permitirem que eu junte o nosso animal aos 35 da herança. 

Amigo − Que loucura! Como viajaremos depois, Beremiz? 

Beremiz − Não te preocupes. Verás no fim a que conclusão quero chegar. 

(Beremiz aos herdeiros) 

− Vou, meus amigos, fazer a divisão justa e exata dos camelos, que são agora, como veem, 36. 

(Falando ao 1º herdeiro) 

Beremiz − Deverias receber, meu amigo, a metade de 35, isto é, 17 e meio. Receberás a metade de 36, portanto, 18. 

(Falando ao 2º herdeiro) 

Beremiz − E tu, Hamed, deverias receber um terço de 35, isto é, 11 e pouco. Vais receber um terço de 36, isto é, 12. 

(Falando ao 3º herdeiro)

Beremiz − E tu, jovem Harim, segundo a vontade de teu pai, deverias receber a nona parte de 35, isto é, 3 e tanto. Vais receber a nona parte de 36, isto é, 4.

(Falando aos três) 

Beremiz − Como veem, todos saíram lucrando: 18 ao primeiro, 12 ao segundo e 4 ao terceiro; somando 18+12+4, temos 34 camelos. Dos 36 camelos, sobram dois. Um pertence, como sabem, ao meu amigo; outro toca de direito a mim, por ter resolvido o complicado problema da herança. 

1º herdeiro − Sois inteligente, ó estrangeiro! Aceitamos vossa partilha, porque foi feita com justiça e muita eqüidade. 

Beremiz − Vamos, meu amigo. Poder seguir tranquilamente a viagem, pois tenho agora um camelo especialmente para mim! 


Um comentário: