quinta-feira, 7 de julho de 2022

Crimes de oportunidade

 Jorge Lordello

Duas ocorrências policiais recentes chamaram atenção da mídia em geral e servem de alerta para motoristas. Uma menina de um ano estava na cadeirinha no banco traseiro de veículo estacionado em uma rua do bairro da Vila Mariana/SP. Seus pais, próximos do automóvel, conversavam calmamente. Por volta das 20h30min, um assaltante, que passava pelo local, avistou o carro, que estava com os vidros abertos. Deve ter ficado surpreso quando percebeu que a chave estava na ignição. Nesse momento juntou “a fome com a vontade de comer”. O criminoso, rapidamente, entrou no auto e deu partida. O genitor da criança, desesperadamente, lançou-se sobre o capô, na tentativa de impedir que sua filha fosse subtraída. O condutor não teve dó nem piedade, acelerou violentamente e por muito pouco não atropelou o desesperado pai. Além da bebê, a genitora também havia deixado dentro do carro sua bolsa contendo diversos pertences, inclusive celular. O ex-marido resolveu, então, ligar, insistentemente, para o número do aparelho. Após muita insistência, o bandido atendeu e comprometeu-se a abandonar o veículo com a criança. 

Outro fato dramático foi vivenciado pela noiva Mariele de Lima. Minutos antes de entrar na igreja ela estava no interior de bonito carro, estacionado em rua ao lado da igreja Sagrada Família. De repente, surgem dois bandidos armados, que resolvem praticar o famigerado sequestro relâmpago. No trajeto, um dos marginais dizia à noiva: “Seu noivo já está viúvo”. Após ter subtraídos seus pertences, a vítima foi libertada. Imediatamente, pegou um táxi e se dirigiu à igreja, onde o casamento foi realizado com duas horas de atraso. 

Gostaria de fazer uma pergunta ao amigo leitor: os crimes narrados acima poderiam ter sido evitados? É claro que sim. Motoristas não podem “dar sorte ao azar”; portanto, recomendo algumas cautelas: 

1) Jamais permaneça no interior de veículo estacionado em via pública. 

2) Não tendo opção de estacionamento privado, pare o carro na rua e afaste-se dele imediatamente. 

3) Não permaneça no automóvel esperando alguém chegar, principalmente fazendo maquiagem, falando ao celular, conferindo agenda, lendo jornal ou revista, pois assim o motorista, distraído, estará se colocando na posição de vítima para os chamados “crimes de oportunidade”. 

(Do Blog Tudo sobre Segurança)

Nenhum comentário:

Postar um comentário