sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Mau caráter

 Mario Sergio Cortella*

É muito habitual o uso da expressão “mau caráter”, uma pessoa que tem um caráter que seja ruim. A palavra “caráter” é aquilo que marca, de onde vem “característica”, aquilo que dá um sinal. Uma pessoa mau caráter é alguém que faz coisas que nós não queremos, não aceitamos. De maneira geral, seria o que chamamos de um canalha, alguns até usam a expressão “um pulha”. São termos mais antigos que não podem ser deixados de lado porque têm um sentido ainda presente. 

O humorista gaúcho José Guaraci, que é chamado de Fraga, o sobrenome dele, tem um livro, do início dos anos de 1980, com um título muito interessante: “Punidos venceremos”. Foi publicado na época em que no Brasil ainda havia uma estrutura ditatorial. Nesse livro, Guaraci Fraga dizia que “é mais fácil reconhecer um mau caráter quando ele não se parece com a gente”. 

Evidentemente, nenhum de nós aprecia ou deseja ser tachado de mau caráter. Até quem o é, isto é, o oportunista, o aproveitador, aquele que gosta de levar vantagem o tempo todo sobre qualquer coisa, que usa o poder só para si mesmo, esse mau caráter normalmente não se considera um mau caráter. 

É preciso prestar atenção nessa ideia, para que não se suponha que seja só fora de nós… 

******* 

*Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea. 

(Do blog pensar bem Viver bem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário