sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Verde em 5 minutos

 

Não tem desculpa! Colaborar com o desenvolvimento sustentável do planeta pode ser rápido e fácil. Confira as dicas para se tornar ecologicamente correto (mas não ecofanático): 

→ Antes de abrir a geladeira pare e pense no que vai pegar. “Abrir a geladeira toda hora, e por tempo prolongado, aumenta o consumo de energia, pois há troca de calor entre o ambiente externo e o interno”, explica Gustavo Veronesi, educador ambiental a SOS Mata Atlântica. 

→ Deixe o freezer sempre cheio. “Com pouca coisa nele, há mais ar para ser resfriado”, diz Veronesi. 

→ Chame só um elevador, para evitar que os outros se desloquem sem necessidade. 

→ Não pegue sacos plásticos em todo lugar aonde for. Uma caixinha de remédio, por exemplo, cabe na bolsa. 

→ A máquina de lavar facilita a vida, mas não se deve contar com ela todo santo dia. Ligue-a, no máximo, três vezes por semana e lave a frio (economizando 92% de energia), com carga máxima. 

→ Faça a tela do computador entrar em modo de espera após 10 a 20 minutos sem uso ‒ 70% da energia gasta por ele é consumida pelo monitor. 

→ Fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar as mãos, a mais comum das recomendações, às vezes não é levada a sério. Segundo o Greenpeace, em cinco minutos, uma torneira gasta pelo menos 12 litros de água, se este conselho for seguido, ela gasta de um a dois litros. 

→ Depois de usar o carregador do celular, tire-o da tomada. “Embora o consumo em stand by de alguns modelos seja pequeno, é possível reduzi-lo a zero”, afirma Emerson Salvador, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica da Petrobras. 

→ Ajuste o ar-condicionado. Termostato desregulado prejudica o meio ambiente, pois gasta energia em excesso. 

→ Observe os rótulos e dê preferência aos alimentos orgânicos. “O tomate convencional, por exemplo, recebe 40 pulverizações de agrotóxicos”, diz José Pedro Santiago, diretor do Instituto Biodinâmico. 

→ Evite jogar na pia o óleo de cozinha usado, que polui o meio ambiente e pode entupir o encanamento. Espere que o líquido esfrie, coloque em uma garrafa pet e encaminhe para reciclagem. Em algumas cidades do Brasil, o serviço de coleta seletiva recolhe o material. O óleo pode ser transformado em biocombustível. 

(Da Seleções Reader's Digest, dezembro de 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário