quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

O golpe do 0800

 Por Cid Martins e Letícia Mendes

O esquema funciona da seguinte forma: a vítima recebe um SMS informando que há uma transferência da sua conta ou compra no cartão de crédito, e caso deseje contestar deve entrar em contato pelo 0800 indicado na mensagem. 

Em alguns casos, o contato é feito diretamente pelo golpista, que já afirma ser funcionário da área e segurança do banco. Usa várias abordagens para enganar o cliente: informa que a conta foi invadida, clonada, que há movimentações suspeitas, entre outras artimanhas. 

Esquema 

As vítimas acreditam que, de fato, estão falando com sua instituição financeira em razão do número 0800 e da simulação. Na falsa central, a vítima ouve um atendimento eletrônico e, em seguida, o falso atendente cita o nome do banco. 

O criminoso solicita então que a vítima verifique a conta bancária e pede que ela em seguida instale alguns programas no celular e baixe um aplicativo, para manter a segurança da sua conta. Um desses aplicativos permite o acesso remoto, por meio do qual o golpista passa a ter controle do celular da vítima. 

Após, ele afirma que fará a proteção do telefone e passa a utilizar o aplicativo bancário para fazer transferência para outras contas. Quando a vítimas se dá conta, o dinheiro já foi pulverizado para outras contas. 

Dicas para não cair na trapaça 

→ Se receber esse tipo de contato dito no texto acima, desconfie na hora. 

→ Os bancos não realizam esse tipo de contato, solicitando aos clientes para baixarem aplicativos. 

→ Desligue o telefone, se for uma chamada, entre em contato com o banco por meio dos canais oficiais e de um outro telefone. 

→ Caso seja vítima, entre em contato com seu banco imediatamente e registre o fato na Polícia Civil. É possível fazer isso diretamente em uma delegacia ou pela Delegacia Online. 

(Do jornal Zero Hora, dezembro de 2022)* 

* Parte de uma reportagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário