quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Escalada da covardia

 Mário Corso

Lentamente, desajustados tornam os ataques às escolas uma rotina. Semana passada (novembro de 2022) foi no Espírito Santo. O padrão é o mesmo: culto às armas, atmosfera familiar bélica, apoio de outros celerados via internet, namoro com o nazismo, vontade de ser uma celebridade ‒ ainda que ao avesso ‒, falta de noção de civilidade ‒ sentir-se pertencendo a uma facção e não a uma comunidade. 

Sabemos o que eles conseguem: ferrar a vida de muitos, incluindo a deles e de sua família. Mas o que realmente almejam com seus atos? 

Os atores são adolescentes, momento da vida em que saímos de casa e buscamos um lugar na sociedade, especialmente entre os coetâneos*. O que os fez buscar a inscrição social de assassino? 

Certamente a resposta é múltipla, para alguém chegar a isso, muita coisa deu errado. Porém, como psicanalista aponto um fator subterrâneo: a dificuldade atual de se sentir homem. Um assassino pode ser chamado de tudo, menos de não ter coragem de matar, de transgredir a barreira da civilidade. Levará esta marca de letalidade para o resto de sua vida. 

Para desvendar a questão, é preciso entender as mais arcaicas e inconscientes identidades de gênero. As mulheres estão tradicionalmente ligadas à vida, elas são férteis, trazem novas almas ao mundo. Os homens atendem pelo arquétipo do guerreiro, aquele que extrai sua identidade de não ter medo da morte ao arriscar sua vida. A identidade masculina primeva** dialoga com a morte. Na compreensão arcaica, a mulher é quem dá a vida e o homem é quem pode tirá-la. 

Não por acaso, a máscara que o atirador usa no Espírito Santo é a mesma do massacre e Suzano, uma caveira, símbolo da morte. Age vestido de soldado, a versão moderna do guerreiro. 

Em subjetividade indigente de outros valores, retornam as formas primárias de identidade. Quando um jovem está num vácuo identitário***, flerta com a resposta fácil: ser homem é matar. Mas onde matar? Onde fracassou em se inserir positivamente: na escola. Pode até invocar que a inabilidade social teria sido fruto de bulling, obtendo a justificativa para seus atos covardes. 

Quem matar? Pessoas que representam sua derrota, insignificância e passividade. Portanto pessoas frágeis, como ele sentia-se. 

Estas mortes são um rito de passagem terminal. Evoca-se um simbolismo arcaico, mas o que se produz é uma farsa: nem homem, nem guerreiro, nem nada, apenas um psicopata covarde. 

(Do jornal Zero Hora, 30 de novembro de 2022) 

******* 

*     Que ou o que é da mesma idade. 

**   O mesmo que: primeira, primitiva, primária, antiga. 

*** Relativo à identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário