terça-feira, 29 de novembro de 2022

O que é a gripe

 

A gripe é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa que pode afetar pessoas de qualquer idade. Pode ser causada principalmente por 4 diferentes tipos de vírus influenza: duas cepas A (H1N1 e H3N2) e duas linhagens B (Victoria e Yamagata). Todo ano, milhões de pessoas no mundo apresentam casos graves de gripe sazonal. 

Como a gripe transmitida? 

A gripe é facilmente transmitida de pessoa para pessoa. Veja abaixo as formas de transmissão: 

à Contacto com gotículas de saliva de individuo infectado quando este tosse ou espirra. Locais com aglomeração de pessoas podem facilitar a transmissão. 

à Também pode ser transmitida pelas mãos ou superfícies contaminadas com o vírus. 

Sintomas iniciais 

à Início súbito de febre alta e tosse seca são sinais que podem diferenciar a gripe de um resfriado comum. 

Outros sintomas possíveis 

à Dor de garganta 

à Dor de cabeça 

à Diarreia e vômito 

à Coriza 

à Dor nas articulações 

Mitos da gripe 

Mito: A vacina contra a gripe não funciona. 

Fato: O objetivo da vacina é prevenir a gripe. 

Os tipos de vírus da gripe circulantes no ambiente podem mudar de um ano para outro e isso pode impactar na efetividade da vacina. Contudo, de acordo com importantes organizações de saúde, a vacinação é um método efetivo para ajudar na prevenção da gripe ou reduzir a gravidade da doença. 

Mito: A gripe é igual a um resfriado. 

Fato: Na gripe, os sintomas, como febre, tosse e calafrios, se desenvolvem muito rapidamente. Você se sentirá exausto e pode ter que ficar em repouso. As complicações da gripe podem gerar afastamento do trabalho, hospitalizações e, em alguns casos, pode levar até a óbito.  Já o resfriado causa sintomas mais brandos. 

Mito: a vacina da gripe pode te deixar gripado. 

Fato: Os vírus usados na vacina contra a gripe não são ativos. Isso significa que eles não estão vivos e não conseguem deixar você doente. 

Mito: Você sentirá muito mal após tomar a vacina. 

Fato: As reações esperadas após a vacinação contra a gripe podem ser, por exemplo, dor ou inchaço no local da injeção, além de febre e mal-estar. Às vezes, estas reações podem ser confundidas com a gripe, mas não são e geralmente desaparecem alguns dias após a vacinação. 

Mito: Antibióticos podem combater a gripe. 

Fato: Os antibióticos são utilizados para tratar infecções causadas por bactérias. Portanto, como a gripe é uma infecção causada por vírus e não por uma bactéria, os antibióticos não podem fazer nada para combatê-la. 

(Folheto da gsk-Panvel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário