quarta-feira, 16 de novembro de 2022

O eclipse no quartel

Uma anedota já antiga esclarece-nos sobre a boa comunicação ao longo da hierarquia militar. Perante a eminência de um eclipse solar, um capitão decide instruir os seus praças e comunica as suas intenções ao seu subalterno.

̶  Tenente, amanhã haverá um eclipse do Sol. Quero que a companhia esteja formada com farda de trabalho na parada, onde darei explicações acerca deste raro fenômeno que não acontece todos os dias. Se por acaso chover, nada se poderá ver e nesse caso a companhia ficará dentro da caserna.

O tenente dirige-se ao sargento: 

̶  Por ordem do nosso Capitão, amanhã vai haver eclipse do Sol em farda de trabalho. Toda a Companhia formará na parada, onde o nosso Capitão dará explicações, coisa que não acontece todos os dias. Se chover o eclipse é na caserna.

O sargento, por seu turno, dirige-se ao cabo:

̶  O nosso Capitão vai fazer um eclipse do Sol na parada. Se chover, o que não sucede todos os dias, não se verá nada; então o Capitão dará a explicação em farda de trabalho na caserna.

O cabo dirige-se aos praças:

̶  Soldados, amanhã, para receber o eclipse que dará a explicação sobre o nosso Capitão em farda de trabalho, devemos estar na caserna onde não chove todos os dias.

Por fim, a soldadesca comenta entre si:

̶  Amanhã, se chover, parece que o capitão vai ser eclipsado na parada. É pena que isso não aconteça todos os dias…

 

Outra versão 

O capitão ao primeiro sargento: 

̶  Amanhã haverá eclipse do Sol, o que não acontece todos os dias. Mande formar a Companhia, às sete horas, em uniforme de instrução. Todos poderão, assim, observar o fenômeno do qual darei explicações. Se chover, nada se poderá ver e os homens ficarão em formação no alojamento, para a chamada. 

O primeiro sargento ao segundo sargento: 

̶  Por ordem do senhor capitão, haverá eclipse do Sol, amanhã. O capitão dará explicações às sete horas, o que não acontece todos os dias. Se chover, não haverá chamada lá fora. O eclipse será no alojamento. 

O segundo sargento ao cabo: 

̶  Amanhã, às sete horas virá ao quartel um eclipse do Sol em uniforme de passeio. Se não chover, o que não acontece todos os dias, o capitão dará, no alojamento, as explicações. 

O cabo aos soldados: 

̶  Atenção: Amanhã, às sete horas, o capitão vai fazer um eclipse do Sol em uniforme de passeio e dará as explicações. Vocês deverão entrar formados no alojamento, o que não acontece todos os dias. Caso chova, não haverá chamada. 

Entre os soldados: 

̶  O cabo disse que a manhã o sol, em uniforme de passeio, vai fazer eclipse para o capitão, que lhe pedirá explicações. A coisa é capaz de dar uma bela encrenca, dessas que acontecem todos os dias. Deus queira que chova. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário