quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Os direitos do leitor

 por Daniel Pennac*

> O direito de não ler 

Sim, você leu corretamente. O leitor tem livre escolha, se não gostou da leitura, tem todo o direito de não ler, abandonar e procurar outra leitura que lhe seja mais prazerosa e que lhe traga maiores aprendizados. Afinal de contas, é direito do leitor não ler aquilo que não lhe agradou ou que não foi escrito adequadamente. 

> O direito de pular páginas 

Sim, o leitor pode pular páginas, ler na ordem que preferir! Um livro deve ser apreciado, devorado ou alternado com outros, mas pular páginas é direito e critério do leitor. 

> O direito de não terminar um livro 

Abandonar um livro nem sempre é algo que um leitor goste de fazer, mas às vezes é necessário, o leitor não deve perder seu valioso tempo com leituras ruins ou obras que não estão lhe trazendo proveito algum.  

> O direito de reler 

Esse é um direito muito válido, reler uma obra maravilhosa, um livro que mudou a nossa vida, como amamos esse direito! Reler é maravilhoso!  

> O direito de ler qualquer coisa 

Muitas das vezes pessoas são julgadas, por tudo e todos o tempo todo, leitores são julgados pelo tipo de leitura que apreciam, e esse direito que Pennac estipulou é importante, ler qualquer coisa, todos deveriam respeitar, ler qualquer coisa é melhor do que não ler, isso eu garanto. 

> O direito de amar os personagens dos romances 

Os leitores são fisgados por aquele amor platônico, um personagem pode ser um amor ideal. E está tudo bem, é aceitável, ame e desame.  

> O direito de ler em qualquer lugar 

Nem sempre é possível parar para ler, às vezes é preciso encaixar esse hábito em nosso dia a dia. Seja no transporte, na fila, na sala de espera, ler em qualquer lugar é seu direito! 

> O direito de ler uma frase aqui e outra ali 

Tão somente ler e ponto final. 

> O direito de ler em voz alta 

E ser criticado, zombado ou apreciado por isso. Está tudo bem.  

> O direito de se calar 

(...). 

* Daniel Pennac, nasceu em Casablanca (Marrocos) no ano de 1944, é hoje considerado um dos mais importantes e populares autores da literatura francesa. Um professor de profissão, Daniel começou escrevendo literatura infantil e juvenil.  

Ele escreveu um livro intitulado Como um Romance (1992) no qual discute os direitos imprescritíveis do leitor, segundo Pennac, o leitor tem muitos direitos: 

(Do blog Viaje na Leitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário