quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Pedregulhos no meio da avenida

 Celito Brugnara

No meio do caminho tinha uma pedra

‒ tinha pedras no meio da avenida,

várias pedras pelo meu caminho,

pelos nossos caminhos.

Tinha ao longo da avenida,

espalhadas pedras e pedregulhos.

Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de meus andares dispersos

e tão desesperançados;

nunca esquecerei que,

no meio da avenida,

muitos pedregulhos atravancavam o caminho;

tinha cunhas, blocos, tachões, hastes,

seriam as pedras jogadas na Geni?

Maldita Geni!

No meio do caminho

me encontrei com pedregulhos alinhados

‒ fossem alpondras* ‒

no meio dos caminhos muitas pedras

atrapalhando o público:

tinha pedras na contramão atrapalhando o tráfego.

 *******

(Apoiado principalmente em Carlos Drummond de Andrade, Chico e até Dante) 

22.01.2021 

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?  Tinha muitas pessoas no clube. Tinha pedras no meio do caminho... 

Pedras, colocadas, de margem a margem, num regato ou rio, para dar passagem. 

No meio do caminho 

Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho

Tinha uma pedra

No meio do caminho tinha uma pedra. 

Nunca me esquecerei desse acontecimento

Na vida de minhas retinas tão fatigadas

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

Tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra.

 *******

As pedras mencionadas nesta poesia podem ser classificadas como obstáculos ou problemas que as pessoas encontram na vida, descrita neste caso como um “caminho”. Essas pedras podem impedir a pessoa de seguir o seu percurso, ou seja, os problemas podem impedir de avançar na vida. 

Os versos “nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas” transmitem uma sensação de cansaço por parte do autor, e do acontecimento que ficará sempre na memória do poeta. Assim, as pedras mencionadas também podem indicar um acontecimento relevante e marcante para a vida de uma pessoa. 

(Do blog Cultura Genial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário