sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Um Hino dos anos 50

 Preconceito

 Antonio Maria e Fernando Lobo

Por que você me olha
Com esses olhos de loucura.
Por que você diz meu nome?
Por que você me procura?

Se as nossas vidas juntas
Terão sempre um triste fim.
Se existe um preconceito muito forte
Separando você de mim.
 

Pra que esse beijo de agora?
Por que, meu amor, este abraço?
Se um dia você vai embora
Sem passar os tormentos que eu passo.

De que serve sonhar um minuto?
Se a verdade da vida é ruim.
Se existe um preconceito muito forte
Separando você de mim.
 

Na década de 50, o tema da homossexualidade, na música brasileira, é embebido pelo sucesso da dor de cotovelo ou samba-canção. E é no ritmo lamentoso do samba-canção que Nora Ney emplaca a canção “Preconceito”, música de Antônio Maria e Fernando Lobo que foi logo adotada como hino pelos homossexuais que admiravam Nora Ney e outras divas do rádio da época por seu tom de defesa contra aqueles que agrediam o grupo com discriminação e preconceito, ainda muito típicos nos anos 50. 

P.S. A melhor interpretação dessa música, na internet, está na voz da cantora Nora Ney, foto abaixo, gravada em 1953.

Nora Ney, nome artístico de Iracema de Sousa Ferreira, Rio de Janeiro, 20 de março de 1922 ‒ Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2003. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário