segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A cura contra o infortúnio

Conto budista





          Certa vez, uma mãe jovem e bela viu adoecer e definhar seu filhinho. A mãe enlouqueceu. Apertou ao peito o filho morto e saiu de casa em casa, pedindo um remédio que lhe restituísse a vida. Um monge, tomado de piedade, disse-lhe:
          -  Minha pobre filha, eu não tenho o remédio; mas sei de alguém que o tem. É o Buda.
         Ela, então, correu ao Gautama.
         - Sim, conheço o remédio eficaz, disse ele. É a semente da mostarda.
         Mas quando a mulher já se regozijava por ser o remédio tão comum, o profeta continuou:
         - Tens de obtê-la numa casa onde nunca haja morrido nenhum filho, marido, pai ou escravo.
        A jovem mãe partiu a procura do remédio. As pessoas se mostravam solícitas em dar-lhe a semente pedida. Mas a mulher perguntava:
        - Esta casa nunca foi atingida pela morte de nenhum filho, marido ou escravo?
        Respondiam-lhe tristemente:
        − Tal casa não existe. Os mortos são muitos; os vivos, poucos.
        Então, mergulhada em profunda cisma, foi à floresta e enterrou a criança.
        Quando voltou para junto do Gautama, este perguntou:
        - Encontraste a semente da mostarda?
        A mulher respondeu:
      − Não, meu mestre, mas encontrei a cura. Sepultei a minha dor na floresta E agora estou pronta para seguir-te em paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário