domingo, 10 de novembro de 2019

O Canibal de Erexim



“O Canibal de Erexim”* ou “Come-Gente de Erexim”, como ficou conhecido Ignácio Svarcinski Frenkzak, polonês, veterano da Primeira Guerra Mundial. No ano de 1929, se instala na cidade de Erexim (na época chamava Boa Vista de Erexim), região do Alto Uruguai, onde vai morar na casa de um agricultor, também polonês. Ele se apaixona pela filha do patrão, mas o amor não foi correspondido pela moça e nem aceito pela família. Segundo a história, ele mata o agricultor (Thomas Procniak) e come a carne dele. Há dois filmes sobre esse caso. Na foto acima, seria ele ao lado de um policial, talvez no dia de sua prisão. O crime aconteceu em 17 de fevereiro de 1930.


Fotos acervo Firmino Costa

Completando o texto acima: “Come-gente de Erechim”, vemos, na foto acima, o velório dos restos mortais da vítima, provavelmente, à esquerda, a filha e, à direita, esposa. Ao lado direito, o Come-gente e um brigadiano no dia de sua prisão.

Erechim ou Erexim?

*Esta é uma dúvida que permeia discussões diversas e confunde muitas pessoas quando precisam escrever o nome do município de Erechim ou da Diocese de Erexim. Entenda melhor como funciona essa regra ortográfica: O município recebeu o nome de “Erexim”, termo de origem caingangue que significa “campo pequeno”, por meio da junção dos termos rê (campo) e xim (pequeno). O nome foi dado porque, na época, a cidade era rodeada de florestas.

Segundo as normas ortográficas vigentes da Língua Portuguesa, este topônimo deveria ser grafado Erexim, pois se prescreve o uso da letra “x” para palavras de origem caingangue. A Academia Brasileira de Letras também reconhece desta forma. Entretanto, o nome do município está registrado em documentos oficiais com “ch”. Inclusive há uma lei municipal estabelecendo que seja grafado com estas letras. Já a diocese, foi criada e registrada como Diocese de Erexim com “x”, mantendo assim, a mesma grafia da palavra original. Por esta razão, quando se fala do município, se utiliza o “ch” e, quando se trata da Diocese de Erexim se utiliza o “x”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário