domingo, 12 de janeiro de 2020

Voltando ao Portinho dos anos 1950

Sandra Pereira


Vou aproveitar que estou voltando ao Portinho e vou ver se acho uns bonitos acessórios e meias de nylon na Sloper, mas algo que combine com meus trajes da Casa Lu e do Wollens. E é claro que não vou perder um café no Rihan ou quem sabe, uma “taça colegial” no Matheus...


Se não ficar muito tarde, vou conferir o que está passando no Imperial ou no Victória. Mas preciso, em tempo, passar na galeria Chaves e ver uma agulha nova pro meu toca-discos, apanharei na Globo uns carbonos pro mimeógrafo e a agenda do ano. Ainda, nas lojas de música, verei se tem algum novo vinil de boleros e essa tal de “Bossa Nova”...

Eu não posso esquecer de pagar um carnê na Mesbla e conferir a quantos cruzeiros estão saindo agora uma cozinha completa de fórmica, com um bom fogão Geral e uma lavadora Lavínia Westhinghouse. Talvez, passe na Hermes Macedo e compare os preços da Caloy, pros meus guris...


Se avançar da hora pro almoço, eu passo no Dona Maria ou no Gambrinus. Na casa Masson, irei só pra ver mesmo os novos relógios, porque tudo está custando muitos cruzeiros! Não poderei deixar de pegar um rouge, algum batom carmim, uma Glostora ou Gumex, pro meu bem-amado e um laquê, tudo na Lyra ou em alguma Pharmacia. Farei uma fezinha estadual ou federal no Periquito da Sorte, levarei uns enlatados bons do Armazém Rio-Grandense, principalmente a goiabada cascão em caixa, mais aquele bolo inglês que só tem na Haiti. Ah! sem deixar de ver também uns cortes novos de seda e de tergal na Casa X e uns cobertores Parayba, nas Casas Pernambucanas... Afff, mas se parte disso tudo não der tempo de fazer, amanhã sem falta eu volto!

Outra versão de outra porto-alegrense

Vou aproveitar que estou aposentado e vou pro centro. Vou ver se acho uns acessórios pras minhas gurias na Sloper. Mas algo que combine com as roupas que elas compraram na Casa Lu, e com os sapatos da Casa Maria. Depois, vou pegar umas roupas pra minha mulher na Casa Louro e pros meus genros no Saco e Cuecão. Vou comprar pra mim uma calça de tergal no Wollens, uma camisa “volta ao mundo” no Guaspari, uma camiseta de física na Casas Carvalho, e uma bola na Loja Cauduro. No caminho, vou almoçar no Dona Maria, comer uma Banana Split nas Americanas, e tomar um cafezinho no Rian (Foto abaixo). Pra descansar, vou pegar uma matinê no Imperial ou no Vitória. Na saída, vou acertar o meu relógio na Casa Masson, comprar uns discos na Yes discos, e matrizes pro mimeógrafo e uma agenda do ano na Globo. Eu não posso esquecer de comprar uns brinquedos no Palácio dos Enfeites e de pagar um carnê na Mesbla.


Vou conferir quanto custa uma cozinha de fórmica, um fogão Geral e uma lavadora Lavínia Westhinghouse na Hermes Macedo. Aproveitarei para comparar os preços da bicicleta Caloi com os da Casa Catraca. Se der tempo, poderei pegar uma Glostora ou Gumex na Lyra e farei uma fezinha na estadual no Periquito da Sorte, Quando estiver indo pro Abrigo dos Bondes, pegarei uns enlatados do Armazém Rio-grandense e tomarei uma batida e comerei um sanduíche farroupilha na Padaria Pão de Açúcar. Vou ter que voltar pra casa a tempo de ouvir o Repórter Esso e assistir ao Direito de Nascer. Mas isso faz parte, pois devo colocar as gurias pra dormir após assistirem ao Jango e Ruivão, e ao boa noite dos cobertores Parayba. Se não der tempo de faze tudo isso hoje, amanhã, sem falta, eu voltarei!

Maria Ivony Rodrigues

Um comentário: