domingo, 13 de fevereiro de 2022

O humor dos irmãos Marx

 
Chico Marx – Harpo Marx e Groucho Marx 

“Flywheel, Shyster e Flywheel” originalmente se chamava “Beagle, Shyster e Beagle”, mas um advogado furioso chamado Beagle ameaçou processar a NBC e, a partir do quarto episódio, o nome foi mudado. (Para comunicar a mudança aos ouvintes, a secretária Miss Dimple atende ao telefone e diz: “Sim, a empresa mudou de nome. É que o chefe se divorciou e resolveu adotar o nome de solteiro”) No primeiro episódio Groucho ainda é o Dr. Beagle e Chico é Emmanuel Ravelli, seu assistente. 

Groucho entra no escritório. 

MISS DIMPLE − Bom dia, doutor Beagle.

GROUCHO − Que bom dia, o quê... Ligue imediatamente para o presidente Hoover. Há uma foto minha na delegacia e eu estou com uma cara horrível! Pareço meu pai. Na verdade... é o meu pai. Esqueça o presidente! Ligue para a delegacia e pergunte de quanto é a recompensa. 

MISS DIMPLE − Doutor Beagle, o senhor precisa assinar a correspondência. 

GROUCHO − Agora não, tive um dia péssimo no tribunal. 

MISS DIMPLE − Qual era o caso? 

GROUCHO − Agressão e escândalo público, mas acho que serei absolvido. E por que não seria, se ela me bateu primeiro? 

MISS DIMPLE − Doutor Beagle! O senhor bateu numa mulher? 

GROUCHO − Claro! Ela era do meu tamanho... Na verdade, era até menor que eu. 

No mesmo episódio, Chico é contratado para seguir a esposa do Dr. Jones. Depois de uma semana, o cliente cobra os resultados da investigação. 

JONES − Você seguiu a minha mulher? 

CHICO − Desde o primeiro minuto, como um cão... Lembra-se de quando me deu a foto dela? 

JONES − Sim. 

CHICO − Bem, eu comecei a trabalhar imediatamente. Como um cão, eu lhe asseguro. Em uma hora, talvez até em menos de uma hora... 

JONES − Sim? 

CHICO − Eu perdi a foto. 

JONES − Então o senhor não seguiu a minha mulher? 

CHICO − É claro que segui. Fui direto a sua casa. 

JONES − E o que descobriu? 

CHICO − Descobri que ela não estava em casa. 

JONES − E assim o senhor perdeu a semana inteira... 

CHICO − Claro que não! Na segunda-feira, segui sua mulher. Na terça, fui ao jogo, mas ela não apareceu. Na quarta, ela foi ao jogo, mas eu não apareci. Na quinta, houve dois jogos, mas eu não fui. Nem ela. Na sexta choveu e não teve jogo. 

******* 

Texto “Conforme ninguém esperava”, de Jorge Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário