domingo, 20 de fevereiro de 2022

São Valentim e o Amor

 Rogério Mengarda*

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, juntamente com o dia de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Porém, em diversos países da Europa, da América do Sul e nos Estados Unidos, o dia para “celebrar” o amor foi 14 de fevereiro, o Valentine’s Day. 

Você sabe quem foi São Valentim? 

Sempre tive alguma curiosidade em entender por que em alguns países o Dia dos Namorados é comemorado no dia de São Valentim. E você também tem essa curiosidade sobre a data? Trouxe aqui algumas informações. 

O bispo São Valentim viveu durante o Império Romano, no século 3 (tempo em que muitas guerras estavam acontecendo). Nessa época, o imperador Cláudio II proibiu o casamento porque achava que soldados solteiros eram melhores combatentes. Mas Valentim realizou muitas uniões de maneira discreta e secreta. 

Até que um dia ele foi descoberto, preso e condenado à morte. Mesmo atrás das grades, o bispo recebeu cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor e queriam agradecê-lo por realizar os seus casamentos. Ele era muito querido dentro daquela comunidade. 

Além disso, há outra história relacionada ainda com a prisão de Valentim. Durante o seu período encarcerado, conta a lenda que o bispo se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e que, milagrosamente, ele lhe devolveu a visão. 

Antes da sua execução, Valentim escreveu uma mensagem de despedida na qual assinou como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. O dia da sua execução (14 de fevereiro) tornou-se, muitos séculos depois, o dia de celebração do amor. 

******* 

*Rogério Mengarda é Doutorado e Especialista em Implantes Dentários. MB em Gestão de Clínicas e Hospitais. 

(Do caderno Vida, de Zero Hora, fevereiro de 2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário