terça-feira, 25 de abril de 2023

A carta de um caipira

 

O caipira recebeu uma carta, mas ele era analfabeto. Ele, então, foi para a padaria e pediu para o padeiro ler. O padeiro leu em voz baixa, sem que o caipira escutasse, e o expulsou de lá.

Então, o caipira levou a carta para o farmacêutico ler e este fez a mesma coisa: leu e expulsou, também, o caipira do seu estabelecimento. 

Este foi a uma delegacia, e o delegado fez a mesma coisa, só que, achado uma grande falta de respeito, prendeu o caipira.

No julgamento, o caipira disse para o juiz:

− Seu juiz, antes docê fazê quarqué coisa cum eu, lê essa carta pra eu?

O juiz fez a mesma coisa e o isolou em uma ilha deserta, sem nenhum conforto. 

Na ilha, havia um velhinho sábio. 

O caipira lhe disse:

− Seu véio, ocê pode lê essa carta pra eu, é qui eu sô anarfabeto?

− Eu vou fazer diferente. Vou ensiná-lo a ler e a escrever e você mesmo vai ler essa carta.

Passaram-se três meses, e o caipira aprendeu a ler e a escrever. Ele se sentou, calmamente, em baixo de um coqueiro para ler, e quando foi começar a ler, bateu um vento e a carta voou e afundou no mar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário