segunda-feira, 24 de abril de 2023

O Senhor veneranda e o ferro de passar

 Carlo Manzoni

O Senhor Veneranda fez entrar o eletricista que ele chamara e mostrou-lhe o ferro de passar. 

− Bom, disse o eletricista, olhando para o aparelho de todos os lados. O que é que ele tem? 

− É elétrico, disse o Senhor Veneranda. 

− Sim, estou vendo. Mas que tem ele? Está quebrado? 

− Não, disse o Senhor Veneranda. Quando ligo à tomada, funciona perfeitamente. Quando não ligo, não funciona. Contudo, eu nunca ligo. 

− E por que não o liga? − perguntou o eletricista, surpreso. 

− Bom, se o senhor insistir para que o ligue, ligá-lo-ei. Mas então, que farei com ele? 

− Como o que fará com ele? Passar, exclamou o eletricista. O ferro de passar é feito para passar. 

− Isso eu sei, disse o Senhor Veneranda. Mas vou passar o quê? O senhor trouxe algo para passar? 

− Eu, não, murmurou o eletricista que não mais sabia o que dizer. 

− Então, por que o ligaria, já que nem eu nem o senhor temos algo para passar? 

− Para ver se está quebrado. 

− Já lhe afirmei que ele não está quebrado. 

− Então, não o ligue, gritou o eletricista que começava a perder a paciência. 

− Claro que não ligarei, berrou o Senhor Veneranda. Há meia hora que repito que não quero ligá-lo e vem agora o senhor me dizer que não o ligue. O senhor é bem esquisito. 

− Diga-me, pois, por favor, disse o eletricista, procurando recuperar a calma, por que me chamou? 

− O senhor é eletricista, não é? 

− Sim, senhor, sou. 

− E este ferro de passar é elétrico, não é? 

− É, sim, senhor. 

− Então, se o ferro é elétrico, quem deveria eu ter chamado na sua opinião, um carpinteiro? 

− Eu, eu... gaguejou o eletricista, que não mais conseguia dizer uma palavra. 

− Escute-me, disse o Senhor Veneranda, vejo que hoje as coisas não vão bem. Melhor deixar para nos entendermos outro dia. Tanto eu quanto o ferro podemos esperar 

E acompanhou o eletricista até a porta, pedindo-lhe que voltasse no dia seguinte. 

********** 

(Do livro “Antologia Internacional do Riso”, Mansour Challita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário