sábado, 29 de abril de 2023

O “Teu e o “Meu”

 

Vamos encontrar entre os homens que vivem pelo mundo quatro tipos bem definidos. Apontemos, em primeiro lugar, o tipo vulgar. Este diz a cada instante: 

− O que é meu é meu; o que é teu é teu. 

Há ainda o excêntrico − que se compraz com as confusões − Dele ouvimos esta afirmação sem cabimento: 

− O que é meu é teu; o que é teu é meu. 

Ao lado do excêntrico pode viver o santo. E santo é aquele que não se prende aos bens materiais. O seu lema é de renúncia: 

− O que é meu teu; o que é teu é teu. 

Não nos esqueçamos, porém, do quarto tipo; é o perverso. Proclama o perverso com o coração a transbordar de egoísmo e avidez: 

− O que é meu é meu; o que é teu é meu! 

(Misha) 

(Do livro “Lendas do Povo de Deus”, de Malba Tahan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário