sexta-feira, 19 de julho de 2019

Bye Bye, Brasil



Cartaz do filme

Um dia, o cineasta Cacá Diegues convidou Chico Buarque e Roberto Menescal para um jantar na sua casa. Disse aos dois que estava fazendo um novo filme e gostaria que eles, que nunca tinham composto nada juntos, fizessem uma música em parceria para a nova película.

Cacá enfatizou à dupla que a música não fosse samba, pagode, sertanejo regae, tinha que ser algo que englobasse todo o país, pois era um filme de estrada que percorria a região Norte do Brasil.

O filme estava quase pronto e nada do Chico fazer a letra. Então, Cacá pede a Menescal fazer a trilha sonora, que foi enviado ao Chico.

Quase perto do fim do filme, ainda a ser editado em estúdio, Chico aparece com 17 folhas de papel uma colada na outra com uma letra infindável. Cacá corta a maior parte e sobra, ainda, a letra abaixo*:

Bye Bye, Brasil

Letra de Chico Buarque e música de Roberto Menescal

Oi, coração,
Não dá pra falar muito não,
Espera passar o avião,
Assim que o inverno passar,
Eu acho que vou te buscar,
Aqui tá fazendo calor,
Deu pane no ventilador,
Já tem fliperama em Macau,
Tomei a costeira em Belém do Pará,
Puseram uma usina no mar,
Talvez fique ruim pra pescar,
Meu amor...

No Tocantins,
O chefe dos Parintintins
Vidrou na minha calça Lee.
Eu vi uns patins pra você,
Eu vi um Brasil na tevê,
Capaz de cair um toró,
Estou me sentindo tão só,
Oh, tenha dó de mim.
Pintou uma chance legal,
Um lance lá na capital,
Nem tem que ter ginasial,
Meu amor...

No Tabariz,
O som é que nem os Bee Gees,
Dancei com uma dona infeliz,
Que tem um tufão nos quadris,
Tem um japonês trás de mim,
Eu vou dar um pulo em Manaus,
Aqui tá quarenta e dois graus,
O sol nunca mais vai se pôr,
Eu tenho saudades da nossa canção,
Saudades de roça e sertão,
Bom mesmo é ter um caminhão,
Meu amor...

Baby, bye bye,
Abraços na mãe e no pai,
Eu acho que vou desligar,
As fichas já vão terminar,
Eu vou me mandar de trenó
Pra Rua do Sol, Maceió,
Peguei uma doença em Ilhéus,
Mas já tô quase bom...
Em março vou pro Ceará,
Com a benção do meu orixá,
Eu acho bauxita por lá,
Meu amor, meu amor...

Bye bye, Brasil,
A última ficha caiu,
Eu penso em vocês night and day,
Explica que tá tudo okay,
Eu só ando dentro da lei,
Eu quero voltar, podes crer,
Eu vi um Brasil na tevê,
Peguei uma doença em Belém,
Agora já tá tudo bem,
Mas a ligação tá no fim,
Tem um japonês trás de mim,
Aquela aquarela mudou,
Na estrada peguei uma cor,
Capaz de cair um toró,
Estou me sentindo um jiló,
Eu tenho tesão é no mar,
Assim que o inverno passar,
Bateu uma saudade de ti,
Tô a fim de encarar um siri,
Com a benção do Nosso Senhor,
O sol nunca mais vai se pôr...
   
Bye Bye Brasil é um filme brasileiro de 1979, uma comédia dirigida por Carlos Diegues e considerada por muitos como uma das mais importantes produções da década de 70. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos
  
*Versão contada por Roberto Menescal no DVD “Roberto Menescal 80 anos”

Um comentário: