quinta-feira, 25 de julho de 2019

Uma curiosidade do tricolor gaúcho

É do tempo da Baixada?

Texto de Ursula Petrilli Dutra*


Reprodução de painel no Memorial Hermínio Bittencourt**

**A rua à esquerda da foto, é atual Mostardeiro, a casa branca, no meio da foto, à direita da rua, existe até hoje, reformada, como na foto colorida ao final da matéria.

Digo sempre que sou como jogador de futebol: também posso trocar de time. Já fui gremista, colorada e, agora, recentemente, voltei a ser gremista.

Estou com dois livros do Grêmio emprestados para me inteirar um pouco mais sobre meu time. Um fala da vitória do Grêmio em uma Libertadores “de verdade”, (Grêmio Campeão Acima de Tudo) que é bem diferente das Libertadores dos últimos anos, de autoria de Eduardo Bueno e Fernando Bueno. E o outro é do Ruy Carlos Ostermann, Até a pé nós iremos. Quando cheguei no capítulo da Baixada, nesse segundo livro, lembrei que já havia lido algo parecido, mas na época não tinha dado muita importância, pois ainda era colorada.

O texto a que me refiro pertence a este blog. É um dos primeiros posts: O Moinhos em um agosto de 1904. O Grêmio, um ano após sua fundação, já tinha seu estádio, entre o Prado e o “Velho Tiro Alemão”, ao lado do Mato Mostardeiro. Hoje, o monumento na esquina da Avenida Goethe com a Rua Mostardeiro marca sua história. O vice-presidente do clube Oswaldo Siebel, após angariar fundos, por sugestão de Augusto Koch, levantou o primeiro pavilhão de madeira em 1910, tendo sido também o campo cercado com arame farpado.Nascia assim a possibilidade da cobrança de ingressos no Estádio da Baixada e o crescimento de um grande clube.

Incrível, entre as Ruas Dona Laura e Mostardeiro havia um estádio do Grêmio. E respondendo a pergunta do blogueiro Alessander, eu realmente não sabia que essa área foi um estádio de futebol. Vendo as fotos no livro me surpreendi mais ainda. Fiquei imaginando onde seria exatamente a Baixada. E ao olhar, na foto antiga, aquela casa branca na descida, pensei: será que é a mesma casa branca que tem na Mostardeiro hoje? Fui até lá e tirei uma foto para compará-las. O estilo é o mesmo, mas a atual é maior. Talvez tenha sido reformada. Não sei, mas a localização também parece ser a mesma.

Bom, fiquei muito impressionada ao saber que há um século havia um estádio do Grêmio no coração do Moinhos. E agora, só restou a dúvida: será que essa casa é do tempo da Baixada?


Do Blog do Moinhos ZH

* A casa branca da foto em preto e branco acima, no início da matéria, está situada no mesmo local. Algumas casas abaixo, à direita: localizava-se o antigo Fortim da Baixada.

* A casa branca localizada na Rua Mostardeiro, 475, é mesmo do tempo da Baixada dos Moinhos de Vento. Isso responde à questão levantada pela blogueira Úrsula Petrilli Dutra.

Em dezembro, ao deparar com o imóvel, Úrsula se questionou sobre a idade da casa que hoje tem vista para o Parcão. O estádio do Grêmio, que ficava entre as ruas Mostardeiro e Dona Laura, foi desativado no começo dos anos 50.*

*1954, foi inaugurado o novo Estádio Olímpico, na Av. Dr. Carlos Barbosa, bairro Azenha, Medianeira.


O Fortim da Baixada

Um comentário:

  1. Difícil imaginar um estádio naquele local, mas como foi a um século atrás ....

    ResponderExcluir