terça-feira, 23 de julho de 2019

Quem é o lateral?

Transcrição completa

Texto e interpretação de José Vasconcellos*


José Vasconcelos: − Alô!
Interlocutor: − Alô!

José: − Alô?!
Interlocutor: − Desculpa incomodá-lo, mas é que me disseram que o senhor entende demais de futebol!

José: − Olha quem disse isso pro senhor deve tá mais por fora que água de coco, bicho!
Interlocutor: − Peraí, peraí, água de coco fica por dentro do coco!

José: − Mas o coco é meu, eu boto a água onde eu quiser! Tá querendo saber como é que se forma um time de futebol, é isso?
Interlocutor: − É, gostaria que o senhor me dissesse o nome dos jogadores e as suas respectivas posições no gramado.

José: − O senhor sabe, pelo menos, quantos jogadores formam um time?
Interlocutor: − Sei.

José: − Ótimo, então nós vamos analisar a lista dos onze, e as suas respectivas posições no gramado. Olha, pra começar, Quem é um dos laterais, Qual é o centroavante, Não Sei, o armador.
Interlocutor: − Mas o senhor é o treinador!

José: − Eu sou o treinador.
Interlocutor: − E sabe o nome de todos os jogadores!

José: − É claro! Sou eu quem os escalo!
Interlocutor: − Ótimo! Então me diga: quem é o lateral?

José: − Quem é o lateral!
Interlocutor: − É isso que eu tô perguntando!

José: − Pois é.
Interlocutor: − Eu quero saber quem é o lateral!

José: − Quem é o lateral, é isso aí.
Interlocutor: − É isso que eu tô perguntando.

José: − E é isso que eu tô respondendo!
Interlocutor: − Não, não! Você não está me respondendo!

José: − Como não?
Interlocutor: − Você está me perguntando quem é o lateral!

José: − Não, não, eu estou lhe afirmando: Quem é o lateral!
Interlocutor: − Quem?

José: − É, Quem, esse é o nome do lateral!
Interlocutor: − Você não está entendendo!

José: − Como não estou entendendo?!
Interlocutor: − O lateral?

José: − O nome dele é Quem!
Interlocutor: − É quem?

José: − É Quem, esse é no nome do lateral! Quem!
Interlocutor: − Sabe de uma coisa, eu já estou ficando nervoso!

José: − Mas não tem por que ficar nervoso bicho! Eu tô explicando tudo pra você, ficar nervoso por quê?
Interlocutor: − Muito bem, muito bem. Então eu quero saber qual é o lateral.

José: − Não, Qual é o centroavante, Quem é o lateral!
Interlocutor: − Mas eu não quero saber quem é o centroavante, pô, eu quero saber quem é o lateral!

José: − Pois é, Quem é o lateral!
Interlocutor: − Positivamente, você deve estar me gozando!

José: − Por quê?
Interlocutor: − Eu já tô começando a ficar confuso, pô!

José: − Mas quem tá fazendo confusão é você, bicho!
Interlocutor: − Não, não, não, eu não tô fazendo confusão coisa nenhuma! Eu só estou querendo saber apenas, qual é o lateral!

José: − Qual é o centroavante!
Interlocutor: − Mas eu não estou perguntando quem é o centroavante!

José: − Mas Quem não é o centroavante, Quem é o lateral!
Interlocutor: − Não sei!

José: − Esse é o armador!
Interlocutor: − Quem é o armador?

Jose: − Não, Quem é o lateral, Não Sei, o armador!
Interlocutor: − Olha, se você não sabe quem é o armador, nem quem é o lateral, positivamente você só pode estar me gozando!

José: − Por quê?
Interlocutor: − Ora, mas eu pergunto as coisas e você, ao invés de me responder, tá me perguntando!

José: − Não, senhor! Você está me perguntando, eu tô lhe respondendo! Quem é o lateral, Não Sei o armador, Qual é o centroavante.
Interlocutor: − E como é que eu vou saber se você não me explica direito?

José: − Ô, bicho, assim não vai dar, hein! Assim não vai dar!
Interlocutor: − Me diz uma coisa: O seu time tem um atacante?

José: − Naturalmente.
Interlocutor: − E como é o nome dele?

José: − Naturalmente!
Interlocutor: − Naturalmente, o quê? Eu quero saber quem é o atacante?

José: − Quem é o lateral, Naturalmente é o atacante!
Interlocutor: − Muito bem, muito bem, naturalmente, quem é o atacante!

José: − Não, Quem é o lateral!
Interlocutor: − Não sei!

José: − Esse é o armador!
Interlocutor: − Então como é que é o nome do atacante?

José: − Naturalmente!
Interlocutor: − Naturalmente, por quê?

José: − Não, Porque é o artilheiro!
Interlocutor: − Quem?

José: − Não, pomba! Quem é o lateral?
Interlocutor: − Vai começar tudo de novo!

José: − Ai, meu Deus!
Interlocutor: − Escuta, o seu time teu um volante?

José: − Claro que tem, todo time tem que ter um volante!
Interlocutor: − Então me diga: de todos os seus jogadores, qual é o volante?

José: − Mas você é duro de entender! Qual é o centroavante!
Interlocutor: − Não sei!

José: − Esse é o armador!
Interlocutor: − Quem é o armador!?

José: − Não pomba, Quem é o lateral!
 Interlocutor: − Calma, calma! Eu tenho certeza que nós vamos nos entender!

José: − Claro que nós vamos nos entender, é lógico que nós vamos nos entender!
Interlocutor: − Mas eu não tô entendendo coisa nenhuma!

José: − Porque você burro, pô, eu tô explicando e você não quer entender!
Interlocutor: − Seu treinador de araque! Se eu for jogar no seu time, eu vou entrar em campo hoje, pegar a bola ontem, e só vou entregá-la amanhã, tá?

José: − É isso aí, bicho, é isso que você tem que fazer, passar a bola pra frente, é isso aí!
Interlocutor: − Então, quem vai ficar com a bola?

José: − Naturalmente! Quem não pode ficar com a bola, Quem tá lá atrás!
Interlocutor: − E como é que eu vou saber quem está lá atrás?

José: − Quem está lá atrás é Porque, Quem é o lateral!
Interlocutor: − Então eu passo a bola pra qual?

José: − Qual é o centroavante!
Interlocutor: − E como é que eu vou saber?

José: − Ele tá lá na frente!
Interlocutor: − Quem tá lá na frente?

José: − Qual tá lá na frente, Quem não pode estar na frente, Quem tá lá atrás! Quem é o lateral!
Interlocutor: − Não sei!

José: − Ah, esse é o armador!
Interlocutor: − Quem é o armador?

José: − Não, pomba, Quem é o lateral!!!!!!
Interlocutor: − Naturalmente, naturalmente, eu pego a bola de quem, passo a bola pra qual, não sei por que, levo a bola pra casa e só devolvo amanhã, tá?

José: − Ô, bicho, até que enfim você entendeu a coisa, agora sim!
Interlocutor: − Mas eu não tô entendendo bulhufas!

José: − Não, esse não tá jogando, não! Foi barrado!
Interlocutor: − Quem?

José: − Quem é o lateral. Bulhufas é que foi barrado!
Interlocutor: − Quer saber de uma coisa? Seja quem ou qual for, não sei se você vai querer saber, naturalmente, porque eu vou quebrar a sua cara agora, e não amanhã, tá?

José: − Mas vem quebrar a minha cara, palhaço, vem, burro, cretino, idiota! Uma coisa tão fácil e o cara não consegue entender! É por isso que não dá pra ser técnico no Brasil!

*****

Transcrição do vídeo para texto por Filipe Silvello

P.S. O vídeo desse monólogo de José Vasconcellos com voz dele mesmo, foi feito no Programa do Jô Soares, está na Internet com o titulo: Quem é o lateral?.


* José Thomaz da Cunha Vasconcellos, 20 de março de 1926, Rio Branco, Acre, a 11 de outubro de 2011, São Paulo, capital, foi o primeiro comediante a fazer comédia estilo Stand Up no Brasil.

P.S. Este texto foi inspirado no diálogo de Abbott & Costello: Who's On First: Tradução: Quem está na primeira base, disponível na internet.


Um comentário: