quinta-feira, 25 de julho de 2019

10 lições de liderança

e motivação que você pode aprender com Rei Leão.


Se não assistiu à primeira versão, deve estar curioso com o falatório sobre a história. E já reparou nas inúmeras lições de liderança que o filme tem a oferecer?

Então, se você deseja ser um líder melhor para sua equipe e sua empresa, dê uma olhada nessa lista de valiosos ensinamentos antes de partir para o cinema.

01. Grandes líderes são honrados
02. Liderança não é para sempre
03. Tudo está conectado
04. A liderança traz responsabilidade
05. Grandes líderes intervêm quando é necessário
06. Aborda erros com gentileza
07. Não se preocupa (tanto!)
08. Os líderes do passado são parte de você
09. Tem bom senso
10. Aceita a verdade

01. Grandes líderes são honrados:

→ Nas cenas de abertura de Rei Leão, os animais da savana vêm de longe para homenagear Mufasa pelo nascimento de seu primogênito Simba.

→ O exemplo ilustra não somente o respeito que o rei da selva inspira, mas como ele tem uma presença que atrai todos para perto de si.

→ O que você está fazendo para criar lealdade como Mufasa? Grandes líderes inspiram as pessoas à ação e honram sua liderança. Se coloque à disposição de sua equipe e procure maneiras de servir em vez de ser servido.

→ Somente esse tipo de liderança conquistará o respeito daqueles que você lidera.

02. Liderança não é para sempre:

→ No Rei Leão, entendemos como o tempo do rei como governante passa e, assim como a noite sucede o dia, outros virão para ocupar aquele lugar.

→ Esta é uma das lições de liderança que Mufasa deixa para Simba: ser líder não é uma condição eterna.

→ Bons líderes vêm e também se vão. Postos e títulos mudam, e você nem sempre será considerado o líder da sua organização.

→ Esteja pronto para sair de sua posição quando chegar a hora.

03. Tudo está conectado:

→ Mufasa explica ao jovem Simba que, embora os leões estejam no topo da cadeia alimentar, eles também fazem parte do círculo da vida. E isso os liga aos outros animais da selva. Os leões podem caçar os antílopes, mas os antílopes comem a grama que cresce quando os leões morrem.
Essa é a conexão que Rei Leão tem a ensinar: toda criatura desempenha um papel na vida das outras criaturas.

→ Essa é uma das maiores lições de liderança que um gestor deve aprender. Dentro de uma empresa, tudo e todos estão conectados. Um bom líder deve saber que cada área tem a sua importância e assegurar que cada um da sua equipe esteja realizando seu trabalho. Enquanto cada um cumprir seu papel, essa ligação existirá e será frutífera.

04. A liderança traz responsabilidades:

→ Simba mal podia esperar para ser rei, pois acreditava que isso lhe daria a liberdade de fazer o que quisesse. Mas ele pouco sabia o que significava ser rei de fato.

→ Ele queria a autoridade e poder que vêm com o título de rei, mas desconhecia a responsabilidade e o peso que a liderança traz consigo.

→ Jovens líderes frequentemente ignoram o fato de que não é poder que você ganha quando começa a liderar, mas a responsabilidade de cuidar daqueles que lidera e gerar resultados. Abrace esse compromisso para com seus colaboradores.

05. Grandes líderes intervêm quando sua presença é necessária:

→ Simba, manipulado por seu tio Scar, desobedece a seu pai e vai ao cemitério dos elefantes junto de Nala, sem saber que lá ele encontraria uma grande armadilha.

→ Frente a um bando de hienas prontas para devorar os dois pequenos leões, Simba tenta rugir, mas seu rugido é fraco. Ele tenta novamente e daí algo incrível acontece: um rugido muito mais alto faz as hienas se dispersarem. Logo você descobre que este rugido veio de seu pai, Mufasa.

→ O rei da selva interveio quando sua presença se fez mais que necessária, mesmo tendo que proteger alguém que o desobedeceu.

→ Como em Rei Leão, este é também seu papel como líder: intervir quando surge um grande problema. Esteja pronto para fazer isso sempre que necessário.

06. Aborde erros com gentileza:

→ É claro que Mufasa ficou chateado com Simba depois desse episódio no cemitério dos elefantes. Ele desobedeceu a ordens e fez algo muito perigoso. Mufasa poderia ter ficado fora de si, dizendo quão ele foi estúpido. Mas, em vez disso, ele optou por explicar o erro de Simba com gentileza, dizendo por que o leãozinho estava errado e quais as conseqüências de seu ato.

→ Liderança e motivação são aliadas. Líderes têm a oportunidade de confrontar as pessoas quando elas cometem erros. Entretanto, eles podem escolher entre ser grosseiros e depreciativos ao lidar ou abordar o erro de forma gentil, informando o que pode ser feito da próxima vez para evitar que o erro aconteça novamente.

07. Não se preocupe (tanto!):

→ Qualquer um que tenha crescido com Rei Leão sabe o significado de Hakuna Matata: não se preocupe.

→ No contexto das lições de liderança, sabemos que é impossível não nutrir preocupações. Entretanto, muitos gestores se preocupam excessivamente com cada pequena situação. Grandes líderes sabem que não precisam se preocupar com todas as micro situações da empresa, pois eles contrataram pessoas de confiança para ajudá-los na administração.

→Não seja um líder cheio de preocupação. Em vez disso, seja cheio de confiança e esperança.

 08. Os líderes do passado são parte de você:

→ Simba acredita que seu pai o abandonou completamente quando ele faleceu. Mas Rafiki, o sábio conselheiro da selva, lhe mostra a verdade. Mufasa ainda vivia em Simba, pois lhe ajudou a aprender como ser um bom líder, passando seu conhecimento e sua sabedoria para o filho.

→ Os líderes que você teve no passado continuam a fazer parte da sua vida. Sua capacidade de liderança e motivação pode – e deve – ser aprendida. Como no Rei Leão, você pode até pensar que perdeu um antigo líder e que seus conhecimentos lhe farão falta. Mas a verdade é que você ainda pode usá-los!

09. Tenha bom senso:

→ Simba não queria voltar para seu povo por orgulho e teimosia. Ele temia o julgamento que os animais da selva poderiam fazer dele. Mas Rafiki, mais uma vez, agiu com sabedoria e o convenceu a voltar. Ele bateu na cabeça de Simba com seu cajado para mostrar como os eventos do passado influenciam o presente e que Simba precisava assumir seu reinado.

→ Líderes, às vezes, são muito teimosos e refratários aos conselhos. Procure ouvir a voz da consciência que Rafiki representa e agir com bom senso em vez de ficar preso a valores e ideias antiquadas.

10. Aceite a verdade:

→ Durante anos, Simba viveu com a crença de que ele havia matado seu pai, até que finalmente Scar revela a verdade: ele matara Mufasa. Simba estava pendurado em um penhasco quando essa verdade foi revelada e ela lhe deu força para se erguer e confrontar o assassino de seu pai.

→ A verdade dá coragem para defender o que é certo e a força para continuar quando os tempos parecem duros demais. Esteja disposto a ouvir e aceitar a verdade, pois é ela que trará bons frutos em momentos de maior dificuldade. Uma das grandes lições de liderança é reconhecer o que é verdadeiro: isso lhe ajudará a não perder o ânimo.

(Do Runrun Blog)



Um comentário:

  1. Muito boa análise...
    Saber lidar com situações,e perceber que usa a inteligência é mais importante que a força física.

    ResponderExcluir