segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O Pix exige cuidados

 Saiba com se proteger de golpes envolvendo o Pix:

Novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central, o Pix promete revolucionar a maneira como os brasileiros lidam com o dinheiro. A novidade permitirá a transferência de valores em qualquer horário, sem restrição de dia da semana e sem custo na maior parte das operações, mas também tende a ser explorada por criminosos que buscam se aproveitar dos descuidos dos usuários.

 A vantagem do Pix é que o custo da operação será zero para pessoas físicas.

 Para se cadastrar a chave, basta acessar o aplicativo da instituição em que tem conta e fazer o registro, vinculando a uma conta específica uma das três informações: número de telefone celular ou e-mail ou CPF/CNPJ. Cada pessoa pode cadastrar até cinco chaves, como CPF, número de telefone celular ou e-mail.

Cuidados

● O Pix exige os cuidados já habituais em relação a usuários acostumados a utilizar serviços financeiros pela internet. Ou seja, a recomendação é que a pessoa tenha antivírus no celular e no computador, mantendo-o sempre atualizado.

 ● Além disso, não clique em mensagem de SMS ou Whatsapp e E-mails pedindo para o usuário acessar determinada página para se habilitar a usar o sistema.

 ● A dica é ser proativo. Se você quer se cadastrar no Pix, entre no aplicativo ou site do seu banco, sem usar links. Dessa maneira, a chance de ser vítima de um malware (sofware malicioso) é pequena.

● Tenha certeza de que está fazendo o cadastramento no canal oficial do seu banco, evitando cair em golpes.

 ● Os bancos já disponibilizam em seus aplicativos oficiais um campo para cadastramento da chave do Pix. Assim, não é necessário baixar nenhum outro programa, seja do banco ou de terceiros, para se habilitar.

 ● No caso de dúvida sobre como proceder para cadastrar as chaves, o ideal é procurar o gerente da conta ou algum funcionário do banco.

 ● Quando a plataforma estiver ativa, é necessário tomar cuidado com golpes já tradicionais, como o do telefonema informando o seqüestro dos filhos ou de supostos amigos pedindo dinheiro por estarem passando necessidade. Nunca faça transferência antes de entrar em contato com as pessoas.

 ● O Pix entrará em operação em 16 de novembro (2020). Instrução normativa do Banco Central estabelece que os bancos participantes poderão estabelecer limites máximos para transferência via Pix por usuário. O piso será o mesmo das transações de débito.

                          (Do jornal Zero Hora, outubro de 2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário