quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Cristo Redentor

 

Esta fotografia tirada por um drone oferece uma vista rara da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A famosa escultura descansa no topo do Corcovado, uma montanha com 710 metros de altura. A estátua em si tem 38 metros de altura e demorou nove anos para ser montada.

É, sem sombra de dúvidas, uma escultura enorme e é, frequentemente e erroneamente, considerada a maior do mundo. Isso não é verdade. Ela fica na terceira posição, logo atrás do Cristo de la Concordia, na Bolívia, e o Cristo Rei, na Polônia. O Cristo Redentor, no entanto, foi posicionado em uma altura tão elevada que costuma ser alvo de relâmpagos. Em 2014, um trovão arrancou um dos dedos da estátua.

                              (Do blog da revista SuperInteressante)

Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônio da Humanidade.

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro do Alto da Boa Vista.

Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina.

O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Swiebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo de la Concórdia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo).

                      Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário