sexta-feira, 23 de outubro de 2020

A lição do relógio roubado

 

Um jovem encontra um senhor de idade, lendo um livro, sentado num banco de praça, e lhe pergunta:

− O senhor se lembra de mim?

E o velho diz:

− Huuummm... Não...

Então, o jovem diz que ele foi seu aluno há alguns anos.

E o professor pergunta:

− Qual é a sua profissão, o que você faz para viver?

O jovem responde:

− Bem, eu também me tornei professor.

− Ah, que bom, como eu? −disse o velho.

− Pois sim. Na verdade, eu me tornei professor, porque o senhor me inspirou a ser como o senhor.

O velho, curioso, pergunta ao jovem que momento foi que o inspirou a ser professor.

E o jovem conta a seguinte história:

− Um dia, um amigo meu, também estudante e colega de aula, chegou com um relógio novo e bonito, e eu decidi que o queria para mim e eu o roubei, tirando do bolso dele, sem que ele percebesse. Logo depois, meu amigo notou o roubo e, imediatamente, reclamou ao nosso professor, que era o senhor. Então, o senhor parou a aula e disse: “O relógio de um aluno foi roubado durante a aula hoje. Quem o roubou, devolva-o!”.

Eu não o devolvi, porque não queria fazê-lo por medo de uma imensa vergonha diante dos meus colegas.

Então o senhor fechou a porta e disse para todos nós levantarmos, pois iria vasculhar nossos bolsos até o relógio ser encontrado. Para isso, nos disse que fechássemos os olhos, porque só procuraria depois de todos tivéssemos cumprido esse pedido, e que isso era uma ordem que ninguém deveria desobedecê-la.  

Então fizemos isso, acatando essa imposição obedientemente, e o senhor foi de bolso em bolso, e, quando chegou ao meu, encontrou o relógio e o pegou.

O senhor continuou procurando os bolsos de todos e, quando terminou, disse:

“Abram os olhos. Já temos o relógio!”.

O senhor não me disse nada e nunca mencionou o episódio com qualquer pessoa. Nunca disse quem foi que roubou o relógio, nem tocou jamais no assunto.

Naquele dia, o senhor salvou minha dignidade para sempre. Foi o dia mais vergonhoso da minha vida, mas também foi o dia em que a minha dignidade foi salva de não me tornar ladrão, má pessoa, um marginal. O senhor nunca me disse nada e, mesmo que não tenha me repreendido ou chamado minha atenção para me dar uma lição de moral, eu recebi a mensagem claramente. E, graças ao senhor, entendi que é isso que um verdadeiro educador deve fazer. O senhor se lembra desse episódio, professor?

E o professor respondeu:

− Lembro-me vagamente da situação do relógio roubado, que procurei em todos os bolsos, mas não me lembro de você, porque, sinceramente, também fechei os olhos enquanto o procurava. Queria ter na minha memória o rosto ingênuo e esperançoso de vocês, como no primeiro dia de aula.

                                  Esta é a essência do ensino:

 “Se para corrigir você precisa humilhar um aluno;

você não sabe ensinar.”


(Autor desconhecido)


Um comentário:

  1. A história sem dúvids trás um aprendizado grandioso e uma lição de vida inspiradora.

    ResponderExcluir