quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Bichos famosos

 

Bucéfalo era o cavalo de Alexandre, o Grande, rei da pequena Macedônia. Alexandre foi o homem mais poderoso do mundo no século IV a.C. Conduzindo 40 mil homens e 5 mil cavaleiros, Alexandre e Bucéfalo ("cabeça de boi" em grego) conquistaram todas as terras que encontraram da Grécia até a Índia.

Carlos Átila é o gato de estimação da Velhinha de Taubaté, personagem criado por Luís Fernando Veríssimo. O porta-voz do presidente João Figueiredo, Carlos Átila, inspirou o nome do bichano. A Velhinha passa o dia inteiro na frente da TV e acredita em tudo: nos comerciais, nos noticiários e em notas de esclarecimento. É a única pessoa que acredita no governo.

Incitatus era o cavalo de Calígula, apelido de Caio César Germânico, o terceiro imperador romano. Calígula perseguiu os senadores ricos e ficou famoso por ter nomeado o quadrúpede como cônsul.

Marquês de Rabicó: O brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948) criou o Sítio do Pica-Pau Amarelo em 1921. Um de seus personagens inesquecíveis é o porquinho Marquês de Rabicó. Outro bicho que conquistou a simpatia da garotada foi o rinoceronte Quindim.

Moby Dick: Escrito em 1851, o livro Moby Dick, do americano Herman Melville, mostra a luta entre Ahab, capitão da baleeira Pequod, e a imensa baleia branca Moby Dick. Ahab perde a perna num confronto com a baleia e anos depois, ele parte em busca de vingança.

Pedro e o lobo: O russo Sierguei Prokófiev usou instrumentos da orquestra para representar cada um dos personagens. Conta a história do menino Pedro (quarteto de cordas), que, desobedecendo a seu avô (fagote), resolve capturar.

Pégaso: O herói grego Perseu cortou com uma foice a cabeça de Medusa, um monstro terrível, com cobras no cabelo e um olhar que transformava as pessoas em pedra. Quando isso aconteceu, Pégaso, o cavalo com asas, saltou de dentro do corpo dela. Depois Pégaso se tornou a montaria de outro herói, Belerofonte. um perigoso lobo com a ajuda de amigos animais - o passarinho Sacha (flauta), a pata Sonia (oboé) e o gato Ivan (clarinete).

Quincas Borba: O filósofo Quincas Borba deixa todos os bens para um professor mineiro, Rubião, com a condição de que ele tome conta de seu cachorro, também chamado Quincas Borba. O livro, cujo título é Quincas Borba, foi escrito em 1891 por Machado de Assis (1839-1908).

Totó: O cachorrinho Terry fez o papel de Totó, o animal de estimação da menina Dorothy (Judy Garland), no clássico O mágico de Oz, em 1939. Pelo trabalho, ele recebeu 125 dólares por semana. Foi o cachê mais baixo da equipe.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário