sábado, 9 de janeiro de 2021

Sete Maneiras de identificar um falso amigo

 (e reconhecer os verdadeiros)

Tu já deves ter encontrado algumas “pessoas tóxicas” ao longo da vida e pode teres demorado bastante tempo até perceber o mal que aquele “amigo(a)” te fazia… 

Para te ajudar a te prevenir e evitar que novas “amizades tóxicas” te suguem as energias, aprende como identificar um amigo falso e reconhecer os verdadeiros amigos! 

1. Constantemente te magoa: 

Os “amigos” tóxicos são egoístas e só pensam no bem-estar próprio, ignorando totalmente aquilo que seria benéfico para ti e que te deixaria feliz. 

Por outro lado, os verdadeiros amigos conhecem a empatia e sabem aplicá-la, pois conseguem compreender os teus sentimentos e estão sempre prontos para te ajudar a ultrapassar os momentos difíceis ou tornar os teus dias de alegria ainda mais divertidos! 

2. Têm sempre a razão: 

Os falsos amigos insistem que estão constantemente corretos e não estão abertos para aprender ou ver as situações sob um outro ponto de vista. 

Os amigos de verdade apreciam o enriquecimento que o debate sobre determinado assunto pode trazer, estando assim sempre dispostos a entender a perspectiva do próximo, mantendo a “mente aberta” para novas ideias e interpretações sobre os diferentes temas. 

3. Apenas te procura quando precisa de algo: 

Os chamados “amigos” tóxicos podem passar semanas sem entrar em contato contigo (às vezes nem um parabéns de aniversário tu recebes), mas basta precisarem de uma grana emprestada que, de repente, lembrem do “melhor amigo”… 

Verdadeiros amigos estão sempre por perto, especialmente quando estão felizes e satisfeitos com as suas vidas, desejando apenas compartilhar contigo os bons momentos ou te apoiando nas barras mais pesadas. 

4. Tenta mudar o teu jeito de ser: 

Os amigos tóxicos não irão te aceitar do jeito que tu és. Criticarão o teu modo de ser apenas por não acharem adequado à vontade deles próprios. E por mais que penses que eles “só querem o melhor” para ti, a verdade é que desejam que tu te encaixes no padrão e estilo de vida deles. Os amigos tóxicos não ligam para a tua personalidade, excentricidade e peculiaridades, a única coisa que pensam é em moldar a tua vida para que se ajuste à vontade deles. 

Já os verdadeiros amigos só querem te ver feliz, pois conseguem compreender que cada indivíduo tem a sua personalidade e que as características de cada pessoa devem ser valorizadas. O importante para a amizade são os valores que o indivíduo carrega consigo, não a cultura, religião, orientação sexual ou o gênero da pessoa, por exemplo. 

Lembra-te: os verdadeiros amigos não tentam anular o próximo, mas sim buscar a adição na relação, fazendo com que seja uma troca mútua e saudável de vivências. 

5. Têm ciúmes das tuas conquistas: 

Como dito, as amizades tóxicas são egoístas, por isso essas pessoas nunca conseguirão ficar verdadeiramente felizes por ti quando veem o teu sucesso. As falsas amizades não se importam com o teu progresso na vida, mas apenas em sentirem-se superiores aos demais. 

Os verdadeiros amigos, como era de se esperar, ficam tão ansiosos e animados com o teu sucesso, como se fossem deles próprios! Saiba reconhecer o apoio das pessoas que torcem verdadeiramente por ti! 

6. Não gosta que tu tenhas outros amigos: 

Normalmente, as pessoas tendem a ter mais do que um amigo ou gostam de sair com diferentes colegas, certo? É saudável manter uma variedade no seu grupo social… Mas, como é de se esperar, os amigos tóxicos não vão entender isso e farão de tudo para te prender e evitar que tu desenvolvas amizades com outras pessoas. 

7. Tentam consumir 100% de todo o teu tempo: 

Mais uma vez o “controladorismo” dominando a relação… Os “amigos” tóxicos simplesmente não compreendem que todos nós precisamos de algum tempo sozinhos, principalmente para descansar ou para termos um momento de reflexão. 

Os verdadeiros amigos, por outro lado, por mais que apreciem a tua companhia, sabem que tu precisas de um tempo longe deles. É normal e saudável para a relacionamento de amizade de vocês. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário