terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Textos filosóficos

 

A amizade 

Você conhece o relacionamento entre seus dois olhos?

Eles piscam juntos, eles se movem juntos, eles choram juntos, eles veem coisas juntos e eles dormem juntos. Embora eles nunca vejam um ao outro... A amizade deveria ser exatamente assim! 

Cícero, 42 a.C. 

Uma Nação

Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma.

Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe. 

(Discurso de Cícero, tribuno romano, no ano de 42 a. C,

referindo-se à podridão existente no governo.) 

Lei da forma 

G. Spencer Brown 

Trecho citado no livro “Em meu próprio caminho”, de Alan Watts. 

Chegar à verdade mais simples, como Newton sabia e fazia, requer anos de contemplação. Não de atividade. Não de raciocínio. Não de cálculo. Não de algum comportamento agitado. Não de leitura. Não de falar. Não de se esforçar. Não de pensar. Simplesmente ter em mente o que é que se precisa saber. E aqueles com a coragem de trilhar essa senda para a descoberta real não recebem praticamente nenhuma orientação a respeito, são ativamente desencorajados e têm de agir em segredo, fingindo, entretanto, estarem diligentemente engajados nas diversões frenéticas e se conformando com as opiniões mortalmente pessoais que estão sendo continuamente lançadas a seu respeito. 

Economia

“Dá de ti. Dá de ti quanto puderes:
o talento, a energia, o coração.
Dá de ti para os homens e as mulheres
como as árvores dão e as fontes dão.
Não somente os sapatos que não queres
e a capa que não usas no verão.
Darás tudo o que fores e tiveres:
o talento, a energia, o coração.
Darás sem refletir, sem ser notado,
de modo que ninguém diga obrigado
nem te deva dinheiro ou gratidão.
E com que espanto notarás, um dia,
que viveste fazendo economia
de talento, energia e coração!”...
 

Giuseppe Ghiaroni


Nenhum comentário:

Postar um comentário