sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Uma música (quase) desconhecida de Lupicínio Rodrigues

 

O relógio lá de casa* 

1945 

Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins 

Não sei por que
o relógio lá de casa
não se dá comigo,
por mais força que eu faça
pra ficar seu amigo,
não houve ainda um jeito
de nos entender.

Blim, blom, blim, blom,
blom, blim, blom, blim.

É a ladainha que eu ouço todo dia
e me ferir os ouvidos,
quando de manhã vou chegando,
a fim de dar o aviso,
começa a bater:

Blém, blém, blém.

Ainda se ele batesse só uma vez,
mas creio que não sabe bater menos de três.
Com isso a minha esposa se levanta,
abre a boca, Virgem Santa!

Quanta coisa vou ouvir:

- Ô, seu farrista, você é um homem casado
e me vem todo rasgado de manhã para dormir!

- Minha querida, eu fui ali no cafezinho.

Faço um monte de jeitinho,
mas não para a discussão.

Pra terminar, vou lhes dizer o resultado,
deita um pra cada lado, e eu que ature beliscão.

*Ouça a gravação dessa música com Marcos Sacramento e Soraya Ravenle.

Lupicínio Rodrigues (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1914 − Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1974). Compositor e cantor. Suas composições o consagram como nome referencial na formação da música popular brasileira da primeira metade do século XX, destacando-o como um dos principais representantes do samba-canção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário