terça-feira, 5 de janeiro de 2021

A vitória dos antivacinas

 Túlio Milman

São compreensíveis, dentro do limite retórico de um bom debate, os argumentos dos que se opõem à vacina. Não há problema em discutir o tema. Mas, neste momento, só existe um lado cujos direitos estão sendo realmente atropelados: o dos que querem se vacinar. 

É contraditório e inaceitável que os defensores da suposta liberdade de não se vacinar estejam bloqueando, deliberadamente, a mesma liberdade que exigem para si, só que para os que pensam diferente. Muito tem sido dito sobre o atraso do Brasil no início da imunização contra covid-19. Não é só bagunça. Na raiz da nossa lentidão está a falta de vontade e a crença de que vacinar não é tão importante assim, defendida por importantes setores do governo federal. 

É um descalabro absoluto. Esses que estão aí atravancando o nosso caminho bradam ininterruptamente que ninguém tem o direito de obrigar o outro a se vacinar − só a União Europeia e os Estados Unidos, quando a gente for levar a família para a Disney ou fazer selfie na Torre Eiffel. Mas eles, os justiceiros da liberdade individual, estão impedindo milhões de indivíduos de exercer seu livre-arbítrio. 

Se os antivacinas alojados no poder fossem mesmo consequentes com o que pregam − o direito à escolha − correriam para garantir a liberdade dos que pensam diferente. Como isso não acontece, é legitimo concluir que esse segmento não defende o amplo e belo conceito da liberdade, mas, sim, a sua exclusiva visão de mundo, algo absolutamente autoritário, sectário e injusto. 

(No jornal Zero Hora, janeiro de 2021) 

P.S. Em Israel*, entenderam muito cedo que a vacinação não tem relação com política de direita ou de esquerda, mas é uma questão de saúde pública. Por isso, desde o início, deram prioridade à aquisição e, depois, à distribuição das vacinas. 

Cristina Bonorino, professora titular da UFCSPA 

e membro do comitê científico da SBI. 

*O país que mais vacinou sua população até gora no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário