domingo, 27 de abril de 2014

Lendas Judaicas



Uma vez, um rabino resolveu testar a honestidade de seus discípulos e convocou-os para uma reunião em que lhes foi feita uma pergunta:

- O que fariam se encontrassem pelo caminho uma carteira cheia de dinheiro?

Um dos discípulos respondeu:

- Devolveria para o dono.

O rabino pensou: “A resposta veio tão rapidamente que devo considerar se foi realmente sincera.”

Um outro falou:

- Ficaria com o dinheiro se ninguém tivesse me visto.

O rabino disse consigo mesmo: “A língua é sincera, mas o coração é perverso.”

E um terceiro foi dizendo:

- Bem, rabino, para ser honesto, ficaria tentado a guardar o dinheiro para mim. Portanto, pediria a Deus que me desse forças para resistir à tentação e agir corretamente.

E o rabino concluiu: “Aí está. Eis o homem em quem eu confiaria.”

Rabino conhecendo o Inferno e o Céu

Um dia, Deus convidou um rabino para juntos conhecerem o Inferno e o Céu.

Ao chegarem no Inferno, o rabino deparou-se com um cena muito triste. Estavam num grande salão redondo, ao centro uma enorme tigela com sopa. Uma sopa deliciosa, contendo todos os ingredientes possíveis. Seu aroma era o mais agradável de todos. Ao seu redor, estavam várias pessoas sentadas em seus bancos com uma longa colher na mão. Eles não podiam sair de seus lugares, já que a colher era o suficientemente longa para alcançar a tigela, mas não conseguiam fazer com que a sopa da colher chegasse a própria boca. Assim, todas aquelas pessoas estavam amarguradas, desanimadas, cada uma preocupada unicamente com o seu problema.

Deus, então, levou o rabino para o Céu.

Lá chegando, o rabino deparou-se com o mesmo grande salão redondo, com a mesma tigela de sopa ao centro, as pessoas não podiam sair de seus lugares, porém tinham a mesma colher que chegava até a deliciosa sopa. Para o espanto do rabino, mesmo a situação sendo exatamente a mesma, as pessoas estavam saciadas, felizes e conversavam uma com as outras.

O rabino perguntou:

- Senhor, meu Deus, estas pessoas estão na mesma situação que as pessoas do Inferno, porém estão felizes. Como?

 Disse Deus:

- A única diferença é que aqui as pessoas aprenderam o que é a amizade através da solidariedade para com os outros.

Nesse momento, o rabino viu que as pessoas se preocupavam e alimentar primeiramente o companheiro, que, por consequência, eram alimentadas, transformando a dificuldade imposta pelo tamanho da colher em solução para os problemas de toda a comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário