sábado, 26 de abril de 2014

A Prática do Zen


Um monge perguntou a Tung-shan se este concordava com todos os ensinamentos de seu falecido mestre. "Eu aceito metade e rejeito metade." disse o Abade. "Porque não aceitar tudo?" "Se assim fizesse, seria indigno do meu falecido mestre."

O burro que não queria trabalhar


Um fazendeiro tinha um burro que não queria trabalhar. Fez tudo o que podia para que o burro trabalhasse, mas sem resultado. Finalmente, desesperado, pediu conselho ao vizinho.

- Você tem de oferecer a ele muito amor e compaixão – declarou o vizinho.

- Amor e compaixão! – exclamou o fazendeiro.

- Sim – disse o vizinho -, isso faz maravilhas.

Os dois se separaram, e o fazendeiro voltou para o burro. Depois de duas semanas, o fazendeiro acabou encontrando o vizinho.

- Como está o burro? – perguntou o vizinho. – Está trabalhado agora?

- Nem um pouco – respondeu o fazendeiro. – O que você sugeriu não fez diferença alguma.

- Deixe-me vê-lo – disse o vizinho.

E os dois foram encontrar o burro num estábulo ali perto. Quando o vizinho aproximou-se do burro, pegou uma varinha e, indo diretamente até onde ele estava, quebrou-a na cabeça do burro com uma forte pancada.

- Mas – gaguejou o fazendeiro -, eu achei que você havia dito que eu tinha de usar amor e compaixão.

- Sim – disse o vizinho. – Mas, primeiro, você precisa chamar a atenção dele.


Extraído de A Prática do Zen, de Albert Low, Editora Cultrix.

* * * * * * *

Trabalhando duro 

Um estudante foi ao seu professor e disse fervorosamente:

- Eu estou ansioso para entender seus ensinamentos e atingir a Iluminação! Quanto tempo vai demorar para eu obter este prêmio e dominar esse conhecimento?

A resposta do professor foi casual.

- Uns dez anos...

Impacientemente, o estudante completou:

- Mas eu quero entender todos os segredos mais rápido do que isso! Vou trabalhar duro! Vou praticar todo o dia, estudar e decorar todos os outros, farei isso dez ou mais horas por dia! Nesse caso, em quanto tempo chegarei ao objetivo?

O professor pensou um pouco e disse suavemente:

 - Vinte anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário