terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

O primeiro beijo em telenovela brasileira

 

Em São Paulo, era exibida na televisão de Assis Chateaubriand, a primeira telenovela brasileira, Sua Vida me Pertence, escrita e interpretada por Walter Forster (foto acima). O cantor Ivon Curi sugeriu a Foster que inserisse na novela uma cena de beijo, afirmando que “ele ficaria famoso”. E assim Forster fez: tomou a atriz Vida Alves (foto acima) nos braços, atraiu-a para si e beijou-lhe a boca. “Beijinho insosso”, diria mais tarde o galã, “de boca fechada, sem demorar muito”. Vida Alves explicaria que era um beijo técnico. Mas um beijo, de qualquer forma. A cena foi aguardada com ansiedade pelos telespectadores. Foi o primeiro beijo da história da televisão brasileira. Apesar do número reduzido de capítulos, a novela, apresentada apenas duas vezes por semana, despertou o entusiasmo do público, e foi ai ar pela PRF-3 TV, de 21 de dezembro de 1951 a fevereiro de 1952. 

(Do blog da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) 

A cena ousada para a época, o beijo na boca, o primeiro beijo da televisão brasileira, não passou de um “selinho”, como diria Hebe Camargo nos dias de hoje. O galã Walter Forster encostou os lábios nos da Vida Alves, enquanto acariciava o braço da amada, causando frisson durante a transmissão da TV Tupi. A cena ocorreu no último capítulo. 

Como não há registros dessas cenas: elas foram feitas “ao vivo” e ainda não havia videotape. Várias histórias foram contadas ao longo do tempo. 

A atriz Vida Alves também tem no currículo o primeiro beijo homossexual da televisão brasileira, dado na atriz Geórgia Gomide no episódio Calúnia do programa TV de Vanguarda, na Rede Tupi, em 1963. 

Além de fazer várias novelas, Vida Alves atuou nos filmes Quase no Céu (1949), de Oduvaldo Viana, Paixão Tempestuosa (1954), de Antonio Tibiriçá, e A Pequena Órfã (1973), de Clery Cunha. Ela também trabalhou em rádio. 

Antes de ser internada em dezembro de 2016, Vida Alves integrava a Associação de Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira, a Pró-TV. 

Vida Alves nasceu no dia 15 de abril de 1928 na cidade de Itanhandu, em Minas Gerais, mas vivia em São Paulo, onde estudou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco nos anos 40. Faleceu em 4 de janeiro de 2017, aos 88 anos 

Wálter Gerhard Forster (Campinas, 23 de março de 1917 − São Paulo, 3 de setembro de 1996) foi ator de rádio, cinema, teatro e pioneiro da televisão brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário