terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Por que o tempo presente é chamado de presente?

 

Há uma máxima muito usada que diz: “O passado já foi, o presente é um dádiva e o futuro ninguém sabe o acontecerá.” E se percebermos bem, o presente realmente é uma dádiva. Presente é o que se ganha com muito carinho no dia do nosso aniversário. Presente é o filho muito ansiado por um casal que espera o seu primeiro filho. Presente é um dia bonito de sol num domingo de verão. Presente é a chuva abundante para os agricultores que acabaram de semear as suas terras. Por isso que presente é uma dádiva dos céus. Presente é tudo de bom que nos acontece, é o que mais desejamos receber, dependendo do que estamos esperando ganhar. Presente é dia de hoje, porque é o dia em que estamos vivos. Presente são as emoções que estamos sentindo agora, neste momento, pois temos certeza que temos que viver, como diz a canção, “este momento lindo...”. 

Não importa a nossa idade. Se somos crianças, o nosso presente é brincar, fazer novos amigos, jogar bola... Se somos adolescentes, quereremos ter a nossa primeira namorada, fazer amigos da nossa idade, ir a festas... Se somos adultos, quereremos ter um bom emprego, casar com a mulher de nossos sonhos, viajar, conhecermos o mundo... Se estamos na terceira idade, quereremos ter boa saúde, um bom plano médico, viver com mais intensidade os anos que nos restam ainda para viver. É por isso que cada fase de nossa vida tem o seu presente. Este tempo, é o tempo do hoje, do aqui e do agora. Vivamos este presente da melhor forma possível. Ele foi-nos dado por Deus para que corrijamos os erros do passado para não repeti-los novamente. Do passado ficaram as boas lições, boas recordações e a dor dos maus momentos que só forjaram o nosso caráter para que ele ficasse mais forte, mais resistente. 

Cada fase da nossa vida já teve, já tem e terá o seu presente, que é viver da melhor forma possível. Se nós tivermos consciência disso, olharemos a nossa vida de outra maneira. Vivendo com mais ardor, fazendo novos amigos, mantendo e valorizando mais os já conquistados. Colocando mais sensibilidade e poesias nos nossos dias. Olharmos para dentro de nós mesmos e buscarmos o que já realizamos, para que não repitamos mais aqueles atos ruins que já fizemos nas nossas vidas, e que tanto nos arrependemos. 

Não importa se já tivemos maravilhosos momentos no passado. Dependendo da nossa idade, o nosso futuro pode ser bom, se nós tivermos nos preparado muito para obtê-lo. Mas a certeza que temos de verdade é o dia de hoje, o presente. Sabemos que estarmos vivos depende de série de fatores orgânicos: um coração bombeando sangue para todo o corpo, passando por artérias que deveriam estar limpas; rins filtrando todas as impurezas que irão para sangue; estômago trabalhando, às vezes com alimento inadequados à saúde; pulmões recebendo ar e fumaça, fumaça que muitas vezes nós mesmos colocamos para dentro dele. Um cérebro cheio de angústias, problemas, aflições e pensamento negativos. E nós, apesar de tudo isso, continuamos querendo viver cada vez mais, mesmo sendo nós o maior inimigo de nossa saúde pelos nossos maus hábitos. 

E hoje, ao acordar, vi que o dia estava chovendo e muito frio, mas mesmo assim fiquei feliz, ao ver o gramado verde e as flores recebendo a água como bênção do céu. Há dias que vejo o sol entrando pela janela e percebo que vou caminhar pela orla do rio da minha cidade, sem camisa, recendo a luz que me dá vida e vigor. Há dias com muito vento, abro todas as janelas para que a casa se revigore e mate os ácaros acumulados pela umidade. Cada dia do presente é uma dádiva que Deus me dá para vivê-lo da melhor forma possível. Não sou mais o mesmo, não tenho mais o vigor do passado, mas hoje sei que estou bem melhor do que estarei daqui a alguns anos, porque estou vivo, estou vivendo e quero viver. 

Outra coisa, só que mais moderna, é quando ligo o meu computador. Conecto-me com a internet, abro os e-mails e leio, com prazer, as mensagens dos amigos. Cada dia recebo, de presente, mensagens filosóficas, piadas, dicas de saúde, paisagens lindas... Faço o mesmo com as que tenho em meu poder e criamos uma cadeia de conhecimento, espalhando sabedoria entre os amigos, pois um dos grandes presentes que recebi na vida, são os amigos que fiz e que os mantenho até hoje. 

          Vi as coisas simples da vida de forma extraordinária! 

(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário