quarta-feira, 24 de maio de 2023

Minha rua

 

Estava chovendo quando saí para tomar o ônibus na avenida. Era bem cedo, não havia quase ninguém andando nas calçadas. Da minha parte da minha casa, que era a primeira casa da rua até a avenida, eu caminhava cerca de 300 passos. Uma vez me dei o trabalho de contar. 

Rua Dona Áurea Martins dos Anjos, nº. 22 . Esse é o meu endereço. 

Minha rua é pequena. Têm calçadas estreita e tortuosas, porque cada vizinho fez uma rampa para o carro na altura que quis. Como também árvores foram plantadas desordenadamente. Então, a gente tem que, enquanto caminha pelas calçadas, ir desviando dos “morrinhos cimentados” e das arvorezinhas que as enfeitam. São vinte e duas casas ao todo na minha rua, que nunca foi asfaltada. 

É uma ruazinha simpática com ares de rua de cidade. Os postes ainda são do tipo antigo, com lâmpadas amarelas. Ela começa em lugar nenhum para terminar na avenida. Quando um carro entra, podem-se ouvir as pedras soltas do calçamento cortarem a parte de baixo da flandagem dos veículos. 

Lembro-me de quando eu era criança. 

Ao chegar da escola e sempre depois do almoço, eu ia soltar arraia. Minha mãe ficava com as amigas, enquanto eu me divertia. Sempre vinha um vendedor de cocada na esquina e eu, louco por cocadas, largava a pipa e ia choramingar perto da minha mãe até que ela liberar as moedas. Tempo bom! 

Cheguei na avenida. É engraçado, mas sempre ao chegar na avenida eu olho para trás, para minha rua. De alguma forma, ela continua sendo “a minha rua de infância”. 

Ela continua quase do mesmo jeito. Apenas as árvores engrossaram o tronco e as calçadas estão mais baixas ou eu cresci. Estando a olhar para minha rua, vejo minha mãe, de cabelos pretos, parada no portão. 

Ela acena, eu aceno de volta. 

Minha mãe e eu mudamos. Alguns dos meus amigos de infância mudaram ou foram para outras ruas, pois estão mais velhos. Nossa rua continua a mesma. Imutável, nos abraça. 

********** 

Hayson Henrique de Araújo Brasileiro, 9º Ano B

– Ensino Fundamental Profª. Mariana Meira M. da Silva

E. E. Profª. Josephina Najar Hernandez

Do livro: “Histórias e Memórias – O lugar onde eu vivo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário